“Quem ganha é o usuário”, diz Tarcísio sobre reconhecimento internacional de projeto do DNIT

Pela primeira vez, um país da América Latina foi reconhecido por seus esforços em tornar rodovias mais seguras, com menos mortes e lesões consideradas graves em decorrência de acidentes. O Brasil conquistou a honraria com o trabalho desenvolvido pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para aplicar, de forma bem-sucedida, parâmetros internacionais voltados ao aumento da segurança nas estradas federais.

A autarquia vinculada ao Ministério da Infraestrutura (MInfra) foi agraciada com o 5 Star Performer Awards, que avalia a segurança das rodovias em relação ao nível dos acidentes: os dados de mais de 60 mil quilômetros de estradas federais foram avaliados. “São muitos motoristas que vão sair de casa mais tranquilos. Quem ganha com esse prêmio é o usuário”, disse o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, durante entrega da premiação nesta quarta-feira (16).

Mapeamento

Desenvolvido há dois anos e que aplica a metodologia do Programa Internacional de Avaliação de Rodovias (IRAP) nas pistas brasileiras, o BrazilRAP permite mediar a segurança do segmento rodoviário avaliado e identificar as melhorias necessárias para torná-lo mais seguro. Também são firmadas parcerias com organizações governamentais e não governamentais a fim de criar uma infraestrutura rodoviária classificada como três ou mais estrelas, conforme seu grau de segurança.

“A classificação IRAP é fundamental para nós. Primeiro, porque traz a percepção do usuário naquele nível de segurança, e nos obriga a correr atrás da excelência. Além disso, é fonte de estímulo permanente”, completou o ministro Tarcísio. “Esse prêmio serve de motivação e de combustível para que se persiga uma engenharia rodoviária que proporcione cada vez mais segurança”, encerrou.

Fonte: Ministério da Infraestreutura – https://www.gov.br/infraestrutura/pt-br/assuntos/noticias/2022/02/quem-ganha-e-o-usuario-diz-tarcisio-sobre-reconhecimento-internacional-de-projeto-do-dnit