Programa Qualifica Mulher para o Transporte oferece palestra sobre oportunidades de emprego

O SEST SENAT, em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas Para Mulheres do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, realizou, na última semana, a primeira palestra do Qualifica Mulher para o Transporte. O programa tem o objetivo de aumentar a inserção das mulheres no mundo do trabalho, em especial, no setor de transporte. O conteúdo está disponível, clicando aqui.

A palestra foi realizada pela instrutora do SEST SENAT, Layane de Aguiar, que trabalhou o tema “Oportunidades para mulheres no segmento de transporte”, abordando tópicos como o mercado de trabalho no Brasil, a importância da capacitação profissional e a conquista da valorização profissional feminina.

A diretora executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart, fez a abertura do evento destacando que desenvolver mulheres para o setor transportador é um dos grandes objetivos do SEST SENAT. “O transporte não é um setor eminentemente feminino, pelo contrário, temos 17% apenas de mulheres no setor transportador. Então, desenvolver mulheres para o setor é nosso grande objetivo. Há uma carência de mão de obra no setor de transporte e precisamos investir nas mulheres para preencher essas vagas”, explicou Nicole.

O projeto Qualifica Mulher para o Transporte visa promover a autonomia econômica de mulheres que estão em situação de vulnerabilidade social, por meio da oferta de educação profissional e empreendedorismo. “Que bom ter o SEST SENAT nessa parceria. A gente não sabe bem o porquê de ter apenas 17% de mulheres entre os trabalhadores do transporte. Será que é porque a mulher não quer estar nesse ambiente ou lhe falta capacitação? Se o motivo for esse último, a gente está aqui para vir ao encontro dessa realidade para trazer oportunidade trazendo capacitação e oportunidade para que você consiga viver no ambiente profissional aquilo que você deseja com a atua dignidade respeitada”, afirmou Ana Lucia Muñoz dos Reis, secretária Nacional de Políticas para as Mulheres do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

No âmbito do programa Qualifica Mulher para o Transporte, o SEST SENAT ainda vai realizar outras palestras e lançou um curso na plataforma EAD com capacidade para qualificar até 5.000 mulheres. O curso “Empregabilidade e Inserção de Mulheres no Segmento de Transporte” é gratuito e à distância. Ele vai abordar os seguintes tópicos: empregabilidade, ingresso no mundo do trabalho, preserve seu emprego, o mercado de trabalho no Brasil, definição e importância da logística, cadeia logística e as atividades da logística.

Para fazer sua matrícula e iniciar o curso, acesse https://ead.sestsenat.org.br/

Fernanda Marsaro, diretora do Departamento de Políticas de Autonomia Econômica e Relações Sociais do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, explicou que o Qualifica Mulher para o Transporte é uma política pública criada para fortalecer o conhecimento técnico das mulheres e possibilitar a reinserção delas no mundo do trabalho. “A gente expandiu a parceria, tentando desmistificar que a profissão do transporte esteja vinculada apenas aos homens. E vamos trazer uma oportunidade de ter essas mulheres no mundo de transportes. E nada melhor do que fazer isso ao lado do expert no transporte que é o SEST SENAT.”

Fonte: SEST SENAT – https://www.sestsenat.org.br/noticia/programa-qualifica-mulher-para-o-transporte-oferece-palestra-sobre-oportunidades-de-emprego