Programa do SEST SENAT incentiva a entrada de novos talentos no setor de transporte

Aprender uma profissão com segurança, sem deixar de estudar e com direitos garantidos. Pode parecer utópico ou um sonho de muitas pessoas, mas essa realidade é Lei no Brasil, desde 2000, e está à disposição de jovens de 14 a 24 anos, por meio do Programa Jovem Aprendiz.

Ao mesmo tempo em que trabalha em uma empresa com jornada reduzida, enquanto frequenta a escola, o aprendiz, como o próprio nome mostra, recebe treinamento para aprender uma profissão. Em empresas do setor de transporte, é o SEST SENAT que realiza a capacitação profissional desse contingente.

A Lei nº 10.097/2000 instituiu a aprendizagem para as empresas de médio e grande portes, que passaram a ter o dever de contratar aprendizes dentro do percentual de 5% a 15% do quadro de empregados. Nas microempresas e empresas de pequeno porte, a contratação é facultativa.

O trabalhador aprendiz possui direitos trabalhistas, como salário-mínimo por hora, vale-transporte e férias (preferencialmente, junto com as férias escolares). Ao fim do curso de aprendizagem, ele recebe o certificado de qualificação profissional, desde que seja alcançado o aproveitamento necessário.

De 2016 até o primeiro semestre de 2022, as unidades do SEST SENAT de todo o Brasil já formaram mais de 85 mil jovens, que escolheram se qualificar  em um dos 15 cursos de aprendizagem profissional, que são desenvolvidos por meio de atividades teóricas e práticas organizadas de forma progressiva – por exemplo, dois dias da semana na instituição de ensino e três dias na empresa.

Segundo a diretora executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart, o programa é a porta de entrada para o mercado de trabalho no setor de transporte. “O SEST SENAT possui um papel social na formação de jovens. Por isso, buscamos que cada vez mais pessoas participem do Jovem Aprendiz e possam terminar o programa empregadas, de forma a atender à demanda do mercado por mão de obra especializada para o transporte”, explica a diretora.

Atualmente, o curso mais demandado é o de Assistente Administrativo no Transporte. Busca-se uma formação integral, aliando teoria e prática, em um espaço de formação por competências, em que os jovens têm oportunidade de inclusão social e de desenvolvimento das habilidades que levarão consigo ao longo da vida.

As turmas de aprendizagem do SEST SENAT são disponibilizadas diretamente para as empresas. Dessa forma, os jovens que quiserem uma vaga como aprendiz precisam enviar currículo para as empresas que fazem esse tipo de contratação. As empresas que se interessarem devem procurar a unidade do SEST SENAT mais próxima para contratar o curso de aprendizagem. Aquelas que são do setor de transporte ainda podem usufruir desse serviço de forma gratuita.

Veja a lista dos cursos de aprendizagem profissional oferecidos pelo SEST SENAT:

• Assistente Administrativo no Transporte
  • Motorista de Transporte de Passageiros
  • Motorista de Transporte de Cargas
  • Assistente de Logística de Transporte
  • Auxiliar de Eletricista Veicular
  • Auxiliar de Manutenção Automotiva
  • Mecânico de Veículos Automotores a Diesel
  • Assistente em Operação e Movimentação de Carga
  • Auxiliar de Almoxarifado
  • Auxiliar de Manutenção de Ar Condicionado Veicular
  • Auxiliar de Operação de Transportes
  • Cobrador e Despachante de Transporte Coletivo
  • Pintura Automotiva
  • Assistente de Produção
  • Frentista Abastecedor

Veja onde estão as unidades do SEST SENAT pelo país.

Fonte: SETCESP – https://setcesp.org.br/noticias/programa-do-sest-senat-incentiva-a-entrada-de-novos-talentos-no-setor-de-transporte/