Produção de óleo e gás da Petrobras cai 3,1% em 2022

A produção de petróleo, gás natural e líquido de gás natural (LGN) da Petrobras no Brasil em 2022 somou 2,648 milhões de barris de óleo equivalente por dia (BOE/dia), queda de 3,1% na comparação com o ano anterior. No relatório de produção do 4º trimestre, divulgado na quarta-feira (8), a estatal ressaltou que a produção operada – advinda de camposonde é operadora, mas em que parte do volume pertence às parceiras – foi recorde, com 3,641 milhões de BOE/dia, alta de 2% sobre 2021.

A companhia apontou, entre os destaques de 2022, o início da produção do FPSO Guanabara, primeiro sistema definitivo no campo de Mero, no pré-sal da Bacia de Santos, em abril, que já atingiu a capacidade nominal de produção de 180 mil barris de óleo por dia. Além disso, citou o começo da produção, em dezembro, da P-71, no campo de Itapu, no pré-sal da Bacia de Santos. A unidade tem capacidade de produção de 150 mil barris de óleo por dia e previsão de atingir a capacidade nominal de no segundo semestre deste ano.

No quarto trimestre, a produção de óleo e gás destinada à companhia no país foi de 2,611 milhões de BOE/dia, queda de 2% na comparação com igual período de 2021. “A Petrobras atingiu todas as suas metas de produção em 2022”, informou em comunicado.

A empresa viu a produção apenas de petróleo e LGN cair 1,9% no último trimestre do ano passado, para 2,111 milhões de barris/dia. Em 2022, a extração de petróleo e LGN caiu 3,1% frente a 2021, para 2,142 milhões de barris/dia.

A produção de gás natural no quarto trimestre de 2022 foi de 500 mil boe/dia, recuando 2,5% na comparação anual. No ano passado, a Petrobras apurou queda de 3,1% frente a 2021, com produção de 505 mil boe/dia.

Clique aqui para ler na íntegra.

Fonte: Valor – https://valor.globo.com/empresas/noticia/2023/02/09/producao-de-oleo-e-gas-da-petrobras-cai-31-em-2022.ghtml