No momento você está vendo Processo de transformação do Brasil está em curso, afirma Tarcísio

Processo de transformação do Brasil está em curso, afirma Tarcísio

O avanço obtido pelos investimentos estatais e privados em infraestrutura tem acelerado o processo de transformação do Brasil, com resultados já percebidos no aumento do transporte de cargas e redução no preço do frete. A avaliação é do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, durante Reunião de Avaliação da Estratégia realizada nesta segunda-feira (7) no Ministério da Infraestrutura.

Na reunião, foram apresentados a avaliação estratégica e os seus principais resultados para a sociedade em competitividade, segurança e satisfação. Entre os avanços, estão a redução no valor do frete agrícola em 2021, o aumento da movimentação ferroviária e de cargas nos portos, a redução de acidentes em todos os modais de transporte e o avanço na digitalização de serviços.

“Fomos bem-sucedidos até aqui, já foram 70 ativos transferidos para a iniciativa privada. E estamos fazendo muito no sentido de conclusão de obras inacabadas. Temos um processo de transformação do Brasil que está em curso, temos trabalho com excelência e os resultados têm sido esses”, afirmou Tarcísio.

ATIVOS – De acordo com o portfólio estratégico do ministério, há 571 projetos estratégicos, com 56% em execução e 27% deles já se encontram totalmente finalizados. Entre as principais deliberações da reunião, destacaram-se os principais ativos que ainda serão leiloados.

No setor portuário, estão arrendamentos portuários como os terminais STS08 e STS08A, no Porto de Santos, a desestatização da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) e a aprovação do BR do Mar, programa de incentivo à cabotagem que tramita no Senado Federal.

A relicitação do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante (RN) e o leilão da 7ª rodada de concessões aeroportuárias aparecem entre as prioridades do setor aéreo. Nas rodovias, estão a Dutra (BR-116/101/SP/RJ), a BR-381/262/MG/ES, a BR-163/230/MT/PA, a BR-153/080/414/GO/TO e as Rodovias Integradas do Paraná. Já no setor ferroviário, a Ferrogrão.

ACESSO – Durante a reunião, o secretário-Executivo do MInfra, Marcelo Sampaio, ressaltou a importância do trabalho da transformação digital. “Até o fim do ano vamos estar com 100% dos serviços integrados ao login único do Governo Federal. O cidadão com um único login vai acessar todos os serviços públicos”, explicou.

FONTE: Ministério da Infraestrutura – https://www.gov.br/infraestrutura/pt-br/assuntos/noticias/processo-de-transformacao-do-brasil-esta-em-curso-afirma-tarcisio

FOTO: Kléber Lima/MInfra