No momento você está vendo Primeiro dia do Fórum Transporte Sustentável discute logística eficiente e negócios sustentáveis

Pela primeira vez na história, a sustentabilidade no transporte foi pauta central de um fórum de discussão do setor. O primeiro dia do Fórum Transporte Sustentável, realizado pela OTM Editora, aconteceu ontem, 8. Com os painéis “Logística Eficiente e Sustentável” e “Negócios Sustentáveis”, seu principal objetivo foi debater os pilares da sustentabilidade no transporte de cargas e apresentar cases por meio da participação de profissionais do mercado.

Na abertura do evento, Marcelo Fontana, diretor da OTM Editora e idealizador do fórum, e Rodrigo Machado, organizador do evento, falaram um pouco sobre a necessidade de se discutir a sustentabilidade no setor de transporte.

“Nós já pensávamos há algum tempo em fazer um fórum do transporte. Na OTM Editora já temos um projeto em conjunto com o SETCESP, que é o Prêmio de Sustentabilidade SETCESP & Transporte Moderno. Agora, reunimos um time forte para a idealização de um fórum que discutirá com os players do mercado as iniciativas que estão sendo tomadas pelo setor de transportes”, afirmou Marcelo.

Antes do início do primeiro painel, o apresentador do fórum, Fred Carvalho chamou Marcio Forlán, gerente executivo de marketing, comunicação, experiência do cliente e sustentabilidade da Scania no Brasil, para falar um pouco sobre as iniciativas amigas do meio ambiente que estão sendo tomadas pela fabricante.

“Falar em sustentabilidade é essencial. Precisamos fazer uma revolução na forma como tratamos os negócios e desde 2016 a Scania vem trabalhando de forma mais sustentável, com pilares bem definidos: Eficiência energética, combustíveis alternativos, eletrificação e transporte inteligente e seguro. Queremos ser líderes na transição para um setor mais sustentável, e uma prova disso é a nova geração de caminhões Scania, que completa 2 anos em 2021, e que já está entregando uma performance energética 20% melhor que a geração anterior, que já era considerada a mais econômica do mercado. Ao todo, essa geração já economizou 140 milhões de litros de diesel. Isso mostra o empenho da empresa de acordo com os pilares sustentáveis apresentados”, comentou Forlán.

Dando sequência ao evento e entrando efetivamente no primeiro painel, Fred convocou Marcio D’Agosto, coordenador do Programa de Logística Verde (PLVB) e moderador do painel “Logística Eficiente e Sustentável”, D’Agosto apresentou as ideias do programa e dividiu a tela com o palestrante do painel, Huber Mastelari, CEO da LOTS Group para América Latina, que apresentou o case “Gestão eficiente da frota através de ferramentas digitais e processos operacionais”.

“Representamos 7% do Produto Interno Bruto (PIB) e 14% da emissão de CO2 do planeta, ou seja, somos parte do problema. Por esse motivo, queremos e devemos fazer parte da solução, encontrando alternativas inovadoras, eliminando desperdícios e aumentando a autonomia dos veículos, com treinamento eficiente, tecnologia bem aplicada e monitoramento de frota”, apresentou Huber.

Em seguida, os painelistas Carlos Ferreira, coordenador de sustentabilidade da JOMED LOG e Daniel Drumond, gerente de transportes BR Distribuidora juntaram-se a Marcio e Mastelari para uma discussão sobre iniciativas sustentáveis e como as empresas e embarcadores estão atuando para manter e até aumentar sua eficiência, com utilização de práticas sustentáveis.

Em sequência, o Grupo Maroni, representado pelo diretor de operações, Gustavo Maroni e pelo diretor administrativo, Sergio Pupo, apresentou as ideias que guiarão a empresa rumo ao seu novo posicionamento do mercado.

“Estamos trazendo uma nova arquitetura da empresa para sustentar o nosso crescimento, então nesse novo momento, criamos uma área exclusiva para tratar da sustentabilidade em todas as iniciativas do grupo de uma forma mais responsável. Estamos também reforçando nosso processo de governança corporativa, com foco em sustentabilidade, crescimento dos negócios, digitalização, transparência e principalmente nas pessoas”.

Em um vídeo exclusivo para o evento, o Grupo Maroni apresentou o seu novo posicionamento e oficializou a nova frota de 50 caminhões 100% movidos a gás, que transformaram a companhia na detentora da maior frota a gás do Brasil. Além disso, anunciou o aumento da parceria com a SOS Mata Atlântica, que atualmente já possui 15 mil mudas plantadas.

Após a apresentação, Suzana Soncin, CEO da I9exp, foi chamada para mediar o painel “Negócios Sustentáveis” e contou um pouco da sua atuação, focada na transformação digital, na inovação e na experiência do cliente, sempre com objetivo de gerar impactos positivo nos negócios. Em seguida, Suzana dividiu tela com Danilo Guedes, presidente da ABC Cargas e palestrante no painel, que apresentou o case “O processo de sucessão empresarial e profissionalização da gestão da empresa”.

“Quando começamos a fazer a sucessão e a transformação na empresa, estruturamos um processo de mudança de mindset e cultural para colocar a empresa em outro patamar. Contratamos um diretor geral que não fosse da família e realizamos uma série de novos processos internos e externos para encaixar o nosso modelo de negócio de acordo com os objetivos e as demandas do mercado. Só após três anos e com a empresa muito bem estruturada, eu assumi como presidente e CEO”, apresentou Danilo.

Em seguida, Suzana chamou os painelistas André de Simone, coordenador nacional da COMJOVEM e membro do conselho administrativo da Transita Transportes, Antonio Deoclides Zini Junior, diretor de frota e manutenção do Grupo Pra Frente Brasil e Fernanda Sarreta, vice-presidente administrativa da IC Transportes para debaterem o tema e relatarem um pouco de como tem sido o processo de sucessão familiar nas empresas em que atuam.

Por fim, o apresentador do evento, Fred Carvalho, agradeceu a todos pela participação e convocou os espectadores virtuais a participarem do segundo dia do Fórum Transporte Sustentável, que acontece hoje, dia 9, das 9 às 12h e discutirá a mobilidade inteligente e sustentável e o papel do motorista no transporte seguro, eficiente e sustentável.

O Fórum Transporte Sustentável é organizado pela OTM Editora, tem patrocínio da Scania, da G10 Transportes e da Maroni Transportes, parceria com a I9exp, com o Instituto Brasileiro de Transporte Sustentável (IBTS), com o Programa de Logística Verde Brasil (PLVB), ELC Comunicação, FABET e Trucão e possui apoio institucional da ABRALOG, da ABOL, da NTU, da NTC&Logística, do SETCESP e da UITP.

FONTE: Portal NTC – https://www.portalntc.org.br/primeiro-dia-do-forum-transporte-sustentavel-discute-logistica-eficiente-e-negocios-sustentaveis/