PRF: Encontro Nacional de Superintendentes marca fim das posses regionais

A Direção-Geral da Polícia Rodoviária Federal, após três meses de visitas aos 26 estados e ao Distrito Federal, deu posse aos superintendentes regionais. A última cerimônia, ocorrida em Maceió (AL), no fim de julho, marcou o encerramento da maratona de viagens e de conversas com o efetivo.

Estima-se que ao menos 2.500 policiais estiveram reunidos para conversar com o Diretor-Geral, Fernando Oliveira. Em cada regional, após a cerimônia de posse dos superintendentes, reuniões possibilitaram ao efetivo conhecer os projetos da gestão da PRF.

O Diretor-Geral elencou as demandas mais relevantes a serem implementadas:

Exclusividade da carreira de PRF

O Diretor-Geral da PRF abordou a temática da exclusividade da carreira de PRF e a perspectiva de revisão dessa prerrogativa. A questão ganhou destaque em função da reflexão sobre a possibilidade dos policiais também se dedicarem ao ensino em escolas privadas durante o período de folga.

Nessa perspectiva, o entendimento sobre a situação é compartilhado e reconhece-se a contribuição positiva que PRFs lecionando poderiam trazer para a instituição. No entanto, foi observado que, de acordo com a lei orgânica da PRF, a carreira é considerada de dedicação exclusiva. Para permitir o trabalho em sala de aula, estão sendo encaminhadas solicitações de alteração da legislação e um projeto de valorização da carreira, incluindo reajustes na tabela de remuneração.

Foi enfatizado que a instituição está comprometida em explorar todas as possibilidades dentro dos limites legais para favorecer essa iniciativa, ressaltando a importância de um diálogo contínuo sobre o tema.

Reestruturação

Durante os vários encontros com o efetivo, a direção do órgão abordou a questão da reestruturação da carreira dos policiais. O projeto de reestruturação foi encaminhado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em colaboração com a FENAPRF, visando o fortalecimento da instituição e a valorização dos profissionais. O processo está em movimentação e já recebeu manifestações favoráveis em órgãos do Poder Executivo. No entanto, a direção da PRF destacou que não existem garantias definitivas de que a reestruturação será aprovada e que está comprometida em buscar a aprovação desse projeto, visto que o considera uma medida justa para o avanço da carreira.

Ainda sobre o tema da reestruturação, o Diretor-Geral mencionou que a ideia é evitar promessas vazias e ressaltou que o foco está na alteração da legislação da carreira em conjunto com uma nova tabela de vencimentos. Até o momento, o processo foi encaminhado do Ministério da Justiça para o Ministério da Gestão e Inovação.

Aquisição de viaturas

A Direção-Geral da PRF está empenhada em aprimorar a infraestrutura e os recursos disponíveis para o efetivo, especialmente a renovação da frota de viaturas. Durante os encontros, o Diretor-Geral abordou a questão da necessidade de compra anual de veículos para repor e melhorar o atual quadro. Para esse fim, foi destacado o esforço em mudar a natureza de despesa do orçamento direcionada à aquisição de viaturas, inclusive com planos para licitações nos próximos anos, com o objetivo de fazer aquisições de forma contínua.

A chegada das novas viaturas está prevista para os primeiros meses de 2024 e deverão ser distribuídas de forma equitativa para atender às demandas de todo o Brasil. Essa medida ressalta o comprometimento da Direção-Geral em fornecer aos PRFs os recursos necessários para executar suas atividades com eficiência e atender às necessidades da sociedade.

Comunicação crítica

O objetivo estratégico da instituição é avançar na promoção da comunicação transparente com o efetivo. A Direção se dedica a estabelecer um canal de diálogo mais crítico e aberto com os policiais, visando fortalecer a colaboração, compreensão mútua e aprimoramento contínuo das operações e políticas internas.

Nesse contexto, a iniciativa busca romper com a tradicional hierarquia rígida e promover a cultura de comunicação que valorize o feedback e a troca de ideias. O intuito é proporcionar um espaço para que os policiais possam expressar suas opiniões, questionar processos e propor soluções, contribuindo para o aprimoramento das estratégias operacionais e administrativas da instituição.

Esse movimento reflete a nova abordagem da Direção-Geral, que reconhece a importância de ouvir as vozes que estão na linha de frente das operações diárias. Além disso, a comunicação crítica tem como objetivo fortalecer a confiança e o engajamento dos policiais, promovendo um ambiente de trabalho mais participativo e coeso.

Reunião marca encerramento dos eventos de posses dos Superintendentes

Entre os dias 30 de julho e 4 de agosto, foi realizado o II Encontro Nacional de Superintendentes 2023. O evento marcou o encerramento das posses regionais da PRF e contou com a participação do Diretor-Geral, de representantes das Diretorias, Corregedor-Geral, Chefe de Gabinete da Direção-Geral e Superintendentes Regionais de todas as unidades do país.

O encontro surgiu da necessidade de promoção de reuniões presenciais para o fortalecimento da interação entre os gestores da PRF e alinhamento dos planos diretores da instituição, além da capacitação dos participantes em relação ao planejamento estratégico e às políticas públicas do órgão.

A pauta do encontro abrangeu uma série de tópicos relevantes para a instituição, com debates sobre medidas para o aprimoramento dos serviços prestados à sociedade, melhorias nas condições de trabalho dos servidores e o desenvolvimento institucional da Polícia Rodoviária Federal.

No evento, o Diretor-Geral, em conjunto com os demais Diretores e Superintendentes da PRF, deliberou sobre questões pertinentes à gestão, com o intuito de promover o alinhamento entre as estratégias nas Superintendências regionais e na Sede Nacional do órgão. O encontro também ofereceu a oportunidade para discussões e trocas de conhecimento entre os novos gestores, nas áreas operacional, administrativa e institucional.

Fonte: PRF – https://www.gov.br/prf/pt-br/noticias/nacionais/prf-encontro-nacional-de-superintendentes-marca-fim-das-posses-regionais