Prêmio da ANTT reconhecerá boas práticas em Infraestrutura Rodoviária e Ferroviária no Brasil

Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) acaba de anunciar o Prêmio ANTT – Destaques 2023, com apoio da Melhores Rodovias do Brasil (Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias – ABCR) e da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), que visa reconhecer, apoiar e incentivar projetos, iniciativas, boas práticas e ações de destaque que tragam benefícios aos usuários, colaboradores das concessionárias, ao meio ambiente e à sociedade, estimulando, assim, o benchmarking no setor.

A publicação está disponível no Diário Oficial da União desta segunda-feira (30).

A cerimônia da premiação acontecerá no dia 29 de novembro de 2023, na sede da ANTT em Brasília, onde as boas práticas finalistas terão o devido reconhecimento por meio da entrega de troféus e menções honrosas. Os finalistas, também, terão a oportunidade de participar de eventos e missões técnicas para valorizar, incentivar e disseminar as medidas de destaque que submeteram.

Classes da premiação

Nesta primeira edição, o prêmio está dividido em quatro classes, com múltiplas categorias em cada uma delas.

Classe 1: Concessionárias de Rodovias Destaques 2023
As concessionárias de rodovias competirão em diversas categorias, como: Gestão de Obras e Investimentos; Atenção ao Usuário; Desenvolvimento Sustentável; Gestão Interna e Desenvolvimento de Pessoas; Interação com a Sociedade; Inovação e Tecnologia; Engenharia; e Segurança Viária.

Classe Especial: Destaques Regulatórios 2023 – Rodovias
Serão premiadas as concessionárias de rodovias, nas categorias Ouro e Prata, que se destacarem na incorporação de melhores práticas regulatórias, atuação operacional, postura e proatividade institucionais, bem como na geração de benefícios para os usuários.

Classe 3: Concessionárias de Ferrovias Destaques 2023
As concessionárias de ferrovias competirão em categorias, como: Gestão de Obras e Investimentos; Atenção ao Usuário; Desenvolvimento Sustentável; Gestão Interna e Desenvolvimento de Pessoas; Interação com a Sociedade; Inovação e Tecnologia; Engenharia; e Segurança Viária.

Classe Especial: Destaques Regulatórios 2023 – Ferrovias
Serão premiadas as concessionárias de ferrovias, nas categorias Ouro e Prata, que se destacarem nas áreas de melhores práticas regulatórias e na geração de benefícios para os usuários.

Critérios

Os critérios para avaliação das medidas de destaque incluem resultados obtidos, grau de replicabilidade, utilização eficiente dos recursos e grau de inovação. As medidas de destaque devem ter sido implementadas no ano de 2023, e cada concessionária pode submeter apenas uma medida por categoria.

Nas palavras do Diretor Luciano, “O Prêmio ANTT – Destaques tem o objetivo principal de estimular e incentivar para que sempre haja inovações e renovações, e que seja uma pauta positiva, para que as boas práticas de uma concessionária sejam divulgadas e replicadas para todo o setor, para que possa gerar um efeito multiplicador, trazendo mais economia e efetividade na sua aplicação, uma vez que já foi testada por outra concessionária, e assim, trazer mais benefícios, não só para os usuários, mas para todos os envolvidos”.

Para participar, preencha corretamente todos os campos do formulário, que será disponibilizado a partir do dia 1º até o dia 17 de novembro.

Fonte: ABCR – https://melhoresrodovias.org.br/conteudos-e-noticias/premio-da-antt-reconhecera-boas-praticas-em-infraestrutura-rodoviaria-e-ferroviaria-no-brasil/