No momento, você está visualizando Porto de Rio Grande fica entre os quatro melhores do país em práticas ESG

Porto de Rio Grande fica entre os quatro melhores do país em práticas ESG

  • Categoria do post:Sem categoria

Reconhecimento nacional destaca ações ambientais, sociais e de governança e reforça inserção internacional do complexo portuário

O Porto do Rio Grande foi reconhecido como uma das principais referências brasileiras em práticas ambientaissociais e de governança. A autoridade portuária conquistou o 4º lugar no Prêmio Melhor Desempenho ESG.

O reconhecimento foi anunciado durante o XII Congresso Internacional de Desenvolvimento Portuário (CIDESPORT), em Santa Catarina.

A premiação avalia indicadores técnicos de gestão ambiental, transparência, ações sociais e governança.

— Temos uma prática de controle interno e monitoramento para redução de riscos, mas o que vem crescendo na Portos, a partir da criação da empresa pública, são as iniciativas junto às comunidades lindeiras ao Porto, uma série de projetos sociais importantes, como ‘Minha Cidade tem um Porto’, que impactam a comunidade e também a estruturação da governança interna — afirma Henrique Ilha, diretor de Meio Ambiente da Portos RS.

ESG como parâmetro global

O conceito de ESG — sigla em inglês para Environmental, Social and Governance — reúne práticas adotadas por organizações para reduzir impactos ambientais, fortalecer relações sociais e manter processos internos transparentes e responsáveis.

Nos últimos anos, tornou-se um padrão internacional de avaliação do compromisso de empresas e instituições com sustentabilidade, ética corporativa e desenvolvimento social.

— A sigla surgiu em 2004, na ONU. Nesse momento, também surgiu o conceito de desenvolvimento sustentável, nas grandes corporações e e se propagou em toda a cadeia de negócios. É a sigla do mercado responsável, ou seja, investir em práticas de meio ambiente e bem-estar social é estratégico — explica Marcelo Dutra, ecólogo e docente da Universidade Federal do Rio Grande (Furg).

Entre as atuações práticas do Porto do Rio Grande, está a redução de riscos, como o controle para o não vazamento de óleo na Lagoa dos Patos.

Impacto nas movimentações portuárias

O avanço nas práticas sustentáveis também tem influenciado diretamente as movimentações portuárias e ampliado a inserção internacional do Porto do Rio Grande.

Segundo Ilha, a autoridade portuária tem firmado acordos com países como Holanda, Bélgica, China e Japão, que exigem comprometimento com a agenda ESG:

— O Porto do Rio Grande é um player internacional. Esses parceiros pedem alinhamento com a pauta ESG, e isso tem atraído investimentos importantes— finaliza.

Ainda conforme a autoridade portuária, o movimento abre portas para novos negócios e fortalece o desenvolvimento do Distrito Industrial e da região Sul do Estado.

Atualmente, o Porto de Rio Grande é responsável por movimentar mais de 20 toneladas de cargas anualmente.

Fonte: GZH / Foto: Portos RS / Divulgação