Reconhecimento nacional destaca ações ambientais, sociais e de governança e reforça inserção internacional do complexo portuário
O Porto do Rio Grande foi reconhecido como uma das principais referências brasileiras em práticas ambientais, sociais e de governança. A autoridade portuária conquistou o 4º lugar no Prêmio Melhor Desempenho ESG.
O reconhecimento foi anunciado durante o XII Congresso Internacional de Desenvolvimento Portuário (CIDESPORT), em Santa Catarina.
A premiação avalia indicadores técnicos de gestão ambiental, transparência, ações sociais e governança.
— Temos uma prática de controle interno e monitoramento para redução de riscos, mas o que vem crescendo na Portos, a partir da criação da empresa pública, são as iniciativas junto às comunidades lindeiras ao Porto, uma série de projetos sociais importantes, como ‘Minha Cidade tem um Porto’, que impactam a comunidade e também a estruturação da governança interna — afirma Henrique Ilha, diretor de Meio Ambiente da Portos RS.
ESG como parâmetro global
O conceito de ESG — sigla em inglês para Environmental, Social and Governance — reúne práticas adotadas por organizações para reduzir impactos ambientais, fortalecer relações sociais e manter processos internos transparentes e responsáveis.
Nos últimos anos, tornou-se um padrão internacional de avaliação do compromisso de empresas e instituições com sustentabilidade, ética corporativa e desenvolvimento social.
— A sigla surgiu em 2004, na ONU. Nesse momento, também surgiu o conceito de desenvolvimento sustentável, nas grandes corporações e e se propagou em toda a cadeia de negócios. É a sigla do mercado responsável, ou seja, investir em práticas de meio ambiente e bem-estar social é estratégico — explica Marcelo Dutra, ecólogo e docente da Universidade Federal do Rio Grande (Furg).
Entre as atuações práticas do Porto do Rio Grande, está a redução de riscos, como o controle para o não vazamento de óleo na Lagoa dos Patos.
Impacto nas movimentações portuárias
O avanço nas práticas sustentáveis também tem influenciado diretamente as movimentações portuárias e ampliado a inserção internacional do Porto do Rio Grande.
Segundo Ilha, a autoridade portuária tem firmado acordos com países como Holanda, Bélgica, China e Japão, que exigem comprometimento com a agenda ESG:
— O Porto do Rio Grande é um player internacional. Esses parceiros pedem alinhamento com a pauta ESG, e isso tem atraído investimentos importantes— finaliza.
Ainda conforme a autoridade portuária, o movimento abre portas para novos negócios e fortalece o desenvolvimento do Distrito Industrial e da região Sul do Estado.
Atualmente, o Porto de Rio Grande é responsável por movimentar mais de 20 toneladas de cargas anualmente.
Fonte: GZH / Foto: Portos RS / Divulgação
