A Polícia Rodoviária Federal (PRF) deve desenvolver, até o fim do ano, um aplicativo voltado para os usuários das rodovias brasileiras. Segundo o diretor-geral da órgão, inspetor Silvinei Vasques, o público principal do novo produto será o caminhoneiro. A ideia é que o software tenha um botão de pânico, que possa ser acionado no caso de um acidente grave ou contato com criminosos.
A tecnologia também vem auxiliando a PRF em outras frentes, com mais de 40 serviços disponíveis ao cidadão por meio da plataforma Gov.br.
Segundo Vasques, a interligação de sistemas das agências de trânsito, de transporte e de segurança pública criam grandes big datas (bancos de dados) que alimentam as instituições policiais. “É uma retroalimentação de informações, usando da tecnologia para minimizar custos, aumentar a nossa eficiência, a nossa presença e trazer ao cidadão mais segurança.”
O diretor-geral da PRF também falou sobre as parcerias com a iniciativa privada na questão de roubo de cargas e assalto a ônibus. “Nos locais onde as rodovias têm índice de segurança maior é natural que a economia se desenvolva melhor”, disse. Segundo ele, depois da concessão, a Avenida Presidente Dutra, no Rio de Janeiro, teve redução de 90% no roubo de carga.
Vasques também destaca ações sociais desenvolvidas pela PRF. De acordo com ele, o órgão já comprou uma carreta para atendimento dos caminhoneiros e comunidades lindeiras, aquelas que se desenvolvem ao lado de rodovias. A expectativa do órgão é de adquirir mais um veículo para este fim.
Fonte: CNN – https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/policia-rodoviaria-federal-tera-aplicativo-para-atender-usuarios-das-rodovias/#:~:text=A%20Pol%C3%ADcia%20Rodovi%C3%A1ria%20Federal%20(PRF,novo%20produto%20ser%C3%A1%20o%20caminhoneiro