Petrobras deve eleger novos membros do Conselho de Administração nesta quinta-feira (27)

O Conselho de Administração (CA) da Petrobras realiza nesta quinta-feira (27) a Assembleia Geral Ordinária (AGO) de acionistas para eleger oito novos membros do colegiado, que tem 11 assentos.

A AGO terá início às 13 horas e vai acontecer de modo exclusivamente digital, por meio de plataforma oferecida pela Petrobras.

Na quarta-feira (24), a estatal informou que recebeu de acionistas que detêm, em conjunto, mais de 5% das ações ordinárias da companhia, a solicitação de adoção de voto múltiplo na eleição de membros do AGO.

Além da renovação dos conselheiros, obrigatória em função da troca de um deles, há outros sete itens na pauta.

Um deles diz respeito à remuneração da diretoria executiva, conselhos de administração e fiscal, além de comitês estatutários. Na última reunião do CA, em 22 de abril, foi aprovada uma proposta de aumento de 43,88% para os alto funcionários da empresa, parte dos quais não tinha reajuste há oito anos.

A nova remuneração deverá ser votada pelos acionistas, universo no qual a União tem a maioria de votos. Será, portanto, decisão do governo Lula, atual representante da União na Petrobras.

Outros itens na pauta da AGO são a propostas para a destinação do resultado de 2022, assim como a tomada de contas dos administradores; e exame, discussão e votação do Relatório da Administração e das Demonstrações Financeiras da Companhia, acompanhadas do relatório dos auditores independentes e do Parecer do Conselho Fiscal, referentes ao ano passado.

Os acionistas ainda terão de aprovar os cinco membros para o Conselho Fiscal, dentre os quais um indicado pelos acionistas ordinaristas minoritários e um pelos titulares de ações preferenciais, ambos através do processo de eleição em separado, assim como suplentes.

Fonte: CNN – https://www.cnnbrasil.com.br/economia/petrobras-deve-eleger-novos-membros-do-conselho-de-administracao-nesta-quinta-feira-26/