Petrobras descobre novo poço de petróleo em área de pré-sal no Rio

A Petrobras descobriu um novo poço de petróleo no estado do Rio de Janeiro. A descoberta foi feita na porção sul do pré-sal da Bacia de Campos, em um poço pioneiro no bloco Alto de Cabo Frio Central, localizado a 230 km da capital fluminense.

O novo poço foi encontrado após a utilização de uma sonda, contratada pela estatal. Foram coletadas amostras de óleo, que vão ser analisadas e caracterizadas em laboratório.

“O resultado é fruto de uma estratégia bem-sucedida do consórcio baseada na máxima utilização dos dados, e na aplicação de novas soluções tecnológicas em Big Data e Inteligência Artificial, potencializadas pelo uso de supercomputadores e recursos de HPC (High Performance Computing), possibilitando o processamento dos dados adquiridos em tempo real e permitindo tomadas de decisão de forma ágil e segura”, informou a Petrobras em nota divulgada.

Os próximos passos agora serão medir a espessura desta camada e mensurar, através de pequenas perfurações no entorno da bacia, qual é a verdadeira extensão da jazida. A partir daí, sendo identificado potencial e qualidade deste petróleo, começa a perfuração dos poços de drenagem para início da produção.

Adquirido em 2017 na 3ª rodada de licitação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), sob o regime de Partilha de Produção e tendo a Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA) como gestora, a Petrobras detém 50% deste bloco, e os outros 50% são da BP Energy do Brasil Ltda..

Isso significa dizer que todos os custos de produção e exploração serão divididos entre os dois grupos. Assim também como os possíveis futuros lucros que esse petróleo possa gerar.

Fonte: CNN – https://www.cnnbrasil.com.br/business/petrobras-descobre-novo-poco-de-petroleo-em-area-de-pre-sal-no-rio/