Petrobras dá ‘guinada’ e acelera cortes nos preços da gasolina e diesel

  • Post category:Sem categoria

Nos últimos dois meses, a Petrobras fez 11 cortes nos preços dos combustíveis, incluindo um leque amplo de produtos: gasolina, diesel, gás liquefeito de petróleo (GLP), gasolina e querosene de aviação e asfalto. A queda acumulada na gasolina, entre 20 de julho e 2 de setembro, foi de 19,22%, em quatro rodadas de reduções de preços. Já o diesel caiu 12,84% de 4 de agosto até ontem, considerando três anúncios feitos pela empresa no período.

Chama a atenção o fato de que a Petrobras passou a “derrubar” os preços dos derivados de petróleo no mercado doméstico mais rápido do que fez no primeiro semestre, quando tinha que aumentá-los. Na ocasião, os preços do petróleo no cenário global estavam mais elevados e atingiram picos de US$ 130. A partir do começo de agosto, as cotações do barril tipo Brent, referência internacional para o setor, passaram a se estabilizar em patamar inferior aos US$ 100.

O recuo nas cotações da commodity contribuiu para reduzir os preços da gasolina e do diesel, na visão de especialistas. Há consenso em relação a esse ponto. Mas fontes dizem que os cortes nos preços estão sendo mais rápidos a despeito de uma métrica existente na Petrobras que leva em conta médias móveis de cotações para definir os reajustes. Essa média serviria para evitar decisões “arbitrárias”. Na prática, porém, a Petrobras estaria operando abaixo da média móvel, em um “piso”, facilitando as reduções de preço dos combustíveis.

Clique aqui e leia a matéria na íntegra.

Fonte: Valor – https://valor.globo.com/brasil/noticia/2022/09/21/petrobras-da-guinada-e-acelera-cortes-nos-precos-da-gasolina-e-diesel.ghtml