Parceria entre CNT e governo busca suprir déficit de 1,5 milhão de motoristas

Um protocolo de intenções foi assinado no final de janeiro entre o Ministro Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social) e Vander Costa, presidente da CNT (Confederação Nacional de Transportes). A ideia é qualificar o público do Cadastro Único com a aquisição de carteiras profissionais para dirigir ônibus ou caminhões. O documento atende diretamente às demandas de emprego das empresas de transporte, preenchendo as vagas disponíveis e impulsionando a economia.

“A gente vai trabalhar para ir ao Cadastro Único e dar oportunidade para que essas pessoas possam ter uma qualificação adequada, feita por quem entende do setor de transportes. A partir daí, é criar um cadastro-reserva para que as empresas façam a contratação”, comunicou o ministro Wellington Dias.

Ele acrescentou ainda, que o emprego formal gera mais segurança para as pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade. “Além do salário, a pessoa terá direito aos benefícios do próprio setor de transporte, suporte à saúde, inclusive odontológico, ou seja, um conjunto de benefícios de um emprego seguro”, atestou.

Intenções do acordo
O protocolo garante a capacitação, por parte da CNT, dos inscritos no Cadastro Único interessados em obter carteira profissional de ônibus ou caminhão. Ao concluir a formação, terão grandes chances de sair empregados, segundo a Confederação, com salários acima de R$ 3 mil, em média, além de uma série de benefícios como plano de saúde e FGTS.

Vander Costa, presidente da CNT, ressalta que o objetivo da ação é qualificar a mão de obra para as empresas de transportes. “A demanda por motoristas profissionais já existe. Ou seja, a gente quer utilizar o convênio para pegar pessoas do Cadastro Único e transformá-las de motoristas comuns para motoristas profissionais”.

Ainda de acordo com ele, a demanda das empresas de transporte não fica restrita aos grandes centros, mas é uma realidade em todo o Brasil.

“A gente está garantindo a qualificação e o emprego. Todos aqueles que aceitarem o desafio vão sair, com certeza, com carteira profissional assinada, que garante todos os benefícios do trabalhador formal. Isso porque as vagas já existem”.

Por fim, o secretário de Inclusão Socioeconômica, Luiz Carlos Everton, reforça que a parceria entre o MDS e a Confederação vai além do emprego, pois abrirá possibilidades de empreendedorismo. “A confederação vai promover feiras de empreendedorismo em todo o país, em que o MDS fará parte, incentivando as pessoas do Cadastro Único que têm o perfil para empreender”, finalizou.

Fonte: Frota&cia – https://frotacia.com.br/parceria-entre-cnt-e-governo-busca-suprir-deficit-de-15-milhao-de-motoristas/