Paradas de descanso nas rodovias federais garantem segurança aos caminhoneiros, diz Sampaio

Prevista nos atuais contratos de concessões rodoviárias, a obrigatoriedade de instalar pontos de parada e descanso (PPDs) nas estradas federais é uma das melhorias viabilizadas pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Infraestrutura, aos caminhoneiros do país. Esta é a avaliação do ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, feita o evento de lançamento do BB Antecipa Frete, realizado nesta quinta-feira (7) pelo Banco do Brasil.

A implantação dos PPD traz benefícios não só para os profissionais, mas também para os estabelecimentos e à sociedade. Entre as vantagens destacam-se: diminuição dos acidentes por falhas humanas devido ao cansaço; redução de roubos e furtos; desestímulo às práticas de prostituição e uso de drogas; e estímulo à modernização dos estabelecimentos.

“Esse é o Brasil que dá certo. O caminhoneiro precisa mais do que um asfalto de qualidade, ele precisa de qualidade de vida, de pontos com paradas de descanso que as concessões atuais estão vindo com essa melhoria para garantir segurança à categoria”, destacou o ministro Marcelo Sampaio. Atualmente, existem 102 PPDS certificados nas rodovias brasileiras, sendo 69 em rodovias públicas e 33 em rodovias concedidas.

Fonte: Ministério da Infraestrutura – https://www.gov.br/infraestrutura/pt-br/assuntos/noticias/2022/04/paradas-de-descanso-nas-rodovias-federais-garantem-seguranca-aos-caminhoneiros-diz-sampaio