Orçamento prevê menor verba para rodovias em 17 anos

As rodovias federais públicas terão o menor orçamento para serviços e manutenção em 2022 dos últimos 17 anos. De acordo com avaliação da CNI (Confederação Nacional da Indústria) os recursos previstos para esse ano não atingem a metade do valor necessário para a manutenção das estradas brasileiras.

São mais de 50 mil quilômetros de rodovias, que deveriam receber R$ 12,3 bilhões de reais para manter a qualidade atual, que não necessariamente é boa. No entanto, o orçamento previsto para essas rodovias é de apenas R$ 4,2 bilhões.

O levantamento da CNI mostra ainda que o investimento que acontecerá em 2022 fica muito atrás dos últimos anos. Em 2019 e 2020, respectivamente, foram investidos R$ 11,1 e R$ 12,2 bilhões. O valor executado porém, ficou na casa dos 7,4 bi por ano.

Segundo o ministro da infraestrutura, Tarcísio Freitas, o encolhimento do investimento na pasta se dá pela contenção de custos já programada pelo governo. Caso seja confirmado o plano orçamentário para 2022, a previsão é que seja investido nas estrada s brasileiras apenas 10% dos valores praticados em 2010.

Fonte: Frota&cia, com informações do Estadão – https://www.frotacia.com.br/orcamento-preve-menor-verba-para-rodovias-em-17-anos/