NTC&Logística realiza o primeiro Seminário de Inovação Tecnológica no TRC em São Paulo

Aconteceu quarta (12), na subsede da entidade em São Paulo, a primeira edição do seminário ntc de Inovação Tecnológica do transporte rodoviário de cargas. O evento teve como objetivo apresentar as mais recentes novidades do mercado aos empresários do setor, fomentar a inovação e o aprimoramento do transporte rodoviário de cargas por meio de quem de fato vivencia o setor. Foram mais de 800 pessoas, entre a participação presencial e on-line.

O evento é idealizado pela associação com o patrocínio da FENATRAN, FROTA Brasil, Iveco, Raízen, com o apoio do Sistema Transporte, cnt – SEST SENAT e ITL, e da FuMTran, reuniu empresários do setor e associados para conhecerem e discutirem sobre as principais pautas indicadas nos painéis do evento, voltadas à inovação, tecnologia, processos e gestão.

Iniciando a solenidade, o presidente da ntc&logística, Francisco Pelucio subiu ao palco para realizar a abertura oficial do evento: “Cumprimento a todos que estão aqui presentes, esse evento foi uma grande ideia para reunirmos amigos, empresários e associados para mostrarem o que temos hoje de inovação e tecnologia. É uma alegria imensa recebê-los, desejo a todos um excelente evento”.

Em seguida, o primeiro painel foi iniciado e teve como tema a Inovação de Processos x Inovação Tecnológica em logística, e foram chamados ao palco o representante convidado Sérgio Alexandre de Carvalho, do Grupo Toniato e André Coutinho, da Rodonaves, abrindo a rodada de perguntas para os convidados:

“Como a tecnologia pode estar alinhada com os processos no transporte de cargas e pode impulsionar a inovação e impulsionar a rentabilidade de uma empresa?”

Sérgio de Carvalho: “Gostaria de agradecer a oportunidade e sobre esse tópico nós acreditamos que que por trás da tecnologia existem as pessoas e os processos e o principal desafio é conseguirmos alinhar esses pilares para que tudo funcione da melhor maneira possível”.

Em sequência, o gestor de tecnologia do grupo Rodonaves, André Coutinho, realizou suas considerações: “Gostaria de agradecer a oportunidade e dizer que esse seminário é uma iniciativa muito corajosa para discutirmos a tecnologia não só com o que temos hoje, mas também com o que queremos para o futuro. Nesse sentido, temos um escritório de processos e projetos alinhados com a tecnologia, sempre olhando para os processos da empresa, que é o que faz toda a diferença”.

Com relação a preparação e planejamento das empresas dos convidados com as novas tecnologias, os mesmos também ponderaram: “A área de tecnologia precisa caminhar com o nosso planejamento para dar certo, porque se não, gastamos os recursos da empresas para outros cenários menos tangíveis, por isso temos projetos específicos para otimizar o nosso planejamento”, comentou André.

“Ter a tecnologia implementada na sua empresa é um investimento caro, mas é algo de grande importância para qualquer setor, por isso temos que usar totalmente sua funcionalidade para termos total aderência de toda a equipe”, comentou Sérgio.

Após as perguntas planejadas do painel, foram abertos os questionamentos para o público presente, onde tiveram a oportunidade de tirar suas dúvidas com os representantes sobre o tema debatido.

Com a finalização do primeiro painel, o evento seguiu com a apresentação do palestrante Gabriel Salgado, Gerente de Transportes de Raízen, para falar sobre a inovação e tecnologia aliadas para a segurança nas estradas, mostrando os cases de sucesso e os resultados com os projetos aplicados na empresa.

“É um prazer enorme estar com vocês. Hoje venho trazer um assunto muito importante para nós da Raízen, e creio que para todos aqui, que é a segurança. Também estamos alinhados à tecnologia e precisamos usá-la ao nosso favor, com processos e pessoas capacitadas para auxiliarmos os processos e oferecer a segurança em primeiro lugar”, pontuou o gerente da Raízen.

Após o coffee break oferecido para os convidados e participantes presentes no seminário, houve a participação do Case de sucesso do Grupo MOVE3, onde foi exibido um vídeo com o CEO, Guilherme Juliano, onde ele mostrou sobre a empresa e falou sobre os investimentos.

O segundo painel do evento foi iniciado, chamando ao palco os palestrantes Marcelo Patrus, CEO da Patrus Transportes e Warney Araújo, Head de recursos humanos da Tora Transportes para abordarem sobre a tecnologia aplicada na gestão de pessoas.

Na primeira rodada de perguntas, foi questionado aos palestrantes sobre o impacto da gestão de pessoas e na tecnologia, aplicadas aos processos realizados nas empresas dos participantes deste painel e, iniciando com o representante da Tora Transportes, ele comentou: “Eu posso dizer que sou um grande entusiasta da tecnologia, acho que esta é uma grande oportunidade de também falarmos das dificuldades e desafios de se aplicar a tecnologia na gestão de pessoas, e tudo isso depende muito da régua que se está medindo dentro da sua empresa para convencer que esse é um processo necessário”.

Em seguida, o CEO da Patrus Transportes, Marcelo Patrus, agradeceu a oportunidade e realizou suas considerações acerca do tópico: “Hoje não vivemos sem a tecnologia, as empresas precisam desse investimento para garantirmos o melhor serviço e as pessoas estão ligadas diretamente nesse desenvolvimento. Esse é um processo de mudança de mindset, e nós gestores que estamos no segmento de transporte, precisamos avaliar e colocar em prática essa mudança.

Além desse tema, os desafios da coordenação da utilização da tecnologia com as pessoas também foi debatido e como os representantes buscam trabalhar esse quesito dentro de suas empresas. E após as perguntas planejadas do segundo painel, também houve a oportunidade dos presentes tirarem suas dúvidas com os empresários.

Para finalizar as atividades do primeiro seminário NTC de inovação tecnológica no trc, o palestrante George Carloto, Gerente Comercial, apresentou sobre a conectividade e os combustíveis alternativos da IVECO, mostrando em tópicos sobre a digitalização e conectividade, a servitização e a sustentabilidade aplicadas aos caminhões da marca.

“O meio disso tudo, é que o caminhão, também precisa estar atualizado e preparado com todas as tecnologias, necessidades e legislação, e tudo isso preciso estar pronto no caminhão e as montadoras tem trabalhando fortemente para que isso aconteça”, pontuou o empresário.

Encerrando a apresentação, a solenidade foi finalizada com uma foto com todos os presentes na primeira edição do seminário.

Fonte: NTC – https://www.portalntc.org.br/ntclogistica-realiza-o-primeiro-seminario-de-inovacao-tecnologica-no-trc-em-sao-paulo/