NTC&Logística chega aos 58 anos mais forte e pronta para os desafios futuros

Nos seus mais de cinquenta anos de história, a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) participou das principais mudanças na economia brasileira durante o século XIX.

Fundada em 17 de setembro de 1963 por Orlando Monteiro, destinada a representar a categoria das empresas transportadoras de carga e de logística. A Associação atua, desde então, em parceria com o Governo Federal, para aprovar as melhores condições de trabalho para o setor. Com a sua sede localizada em Brasília, e a subsede em São Paulo, a organização, que inicialmente cuidava apenas do modal rodoviário, absorveu, a partir da década de noventa, outros meios de transporte. Hoje, ela considera a intermodalidade como um dos seus principais objetivos e metas a serem alcançadas.

A instituição dispõe de um corpo técnico e de gestão responsável por serviços na área do Direito, da Comunicação, de Tecnologia da Informação (TI), de Marketing, de Engenharia, entre outros. Por meio dessas segmentações, a NTC&Logística realiza diversos eventos pelas regiões do país, como a Conferência Nacional dos Estudos em Transporte, Tarifas e Mercado (CONET&Intersindical), que fornece anualmente o Índice Nacional dos Custos do Transporte (INCT) e discute os rumos do setor.

Uma das atribuições da NTC&Logística é a participação política nas assembleias e nas comissões para a aprovação ou a deliberação a respeito de temas importantes ao transporte de cargas. Neste ano, ela vem representando o setor em pautas como a aprovação do Documento Eletrônico do Transporte (DT-e), a manutenção da desoneração da folha de pagamentos, a diminuição no preço dos combustíveis, a redução do percentual de biodiesel no óleo diesel, a atualização do regimento de multas aplicadas pela Agência Nacional do Transporte Terrestre (ANTT), medidas para o desenvolvimento do transporte internacional de cargas, entre outros assuntos de grande impacto no segmento.

Da mesma forma, a Associação também conta com grupos internos que representam e expandem a atuação da instituição pelo restante do Brasil. Entre essas equipes, destaca-se a Comissão de Jovens Empresários e Executivos (COMJOVEM), que organiza e movimenta o setor por meio de ações diversas com núcleos espalhados em diferentes estados.

Segundo o presidente da NTC&Logística, Francisco Pelucio, “é sempre emocionante comemorar mais um aniversário da NTC. Sabemos o quanto chegar até aqui, com uma entidade forte e a frente do seu tempo, teve a participação de muitas pessoas, e principalmente o trabalho dos ex-presidentes que me antecederam. Agradecemos o trabalho incansável de todos, para fortalecer ainda mais o setor”.

As metas da entidade para os próximos anos são de se aproximar ainda mais com as suas entidades de classe, de realizar mais encontros com o Governo Federal e de ser presença ainda mais frequente nos debates que impactam direta ou indiretamente o transporte de cargas, a fim de promover ainda mais o segmento, contribuindo para o desenvolvimento e a evolução.

O maior objetivo da NTC&Logística ao longo dos anos, é se manter firme em seus propósitos, bandeiras e principalmente continuar preparada para os desafios futuros.

Pelucio finaliza dizendo que, “conseguimos muitas coisas nestes 58 anos e com certeza faremos ainda mais nos próximos. Agradecemos a todos aqueles que contribuem para que tenhamos bons resultados em nossas ações”.

FONTE: NTC&Logistica