Novo trecho de pistas restauradas no Distrito Federal facilita o escoamento do agronegócio rumo ao nordeste do país

Rota importante para o agronegócio do Centro-Oeste do país, principalmente devido ao tráfego intenso de veículos de carga, a BR-020 conta agora com um novo trecho de pistas restauradas no Distrito Federal. Nesta quinta-feira (9), o Governo Federal, através do Ministério da Infraestrutura, entregou 17 quilômetros de revitalização no segmento entre Planaltina e a divisa com o estado de Goiás, do km 25,6 ao km 42. O investimento foi de R$ 3.807.587,92.

Na pista esquerda da rodovia duplicada foram realizados os serviços de reparos superficiais e profundos, fresagem descontínua e de recomposição do revestimento com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ). Também foi feita a revitalização do revestimento com a aplicação de microrrevestimento asfáltico na faixa direita e terceira faixa, onde o tráfego de veículos de carga é mais intenso. Após a conclusão da intervenção na pista foi implantada a sinalização horizontal definitiva.

Além da restauração, o contrato prevê ainda a execução da manutenção e conservação rotineira da rodovia no Distrito Federal (entre o km 25,6 até o km 57,9), e no estado de Goiás, no trecho que compreende o km 0 e o km 252,5 na divisa com o estado da Bahia, totalizando 284,8 quilômetros. A conclusão da obra proporciona, principalmente, o aumento da vida útil do pavimento permitindo, assim, que ele suporte, de forma adequada, o volume intenso de veículos.

FONTE: Ministério da Infraestrutura – https://www.gov.br/infraestrutura/pt-br/assuntos/noticias/2021/12/novo-trecho-de-pistas-restauradas-no-distrito-federal-facilita-o-escoamento-do-agronegocio-rumo-ao-nordeste-do-pais