A Espanha implementou recentemente novas regras de trânsito voltadas à segurança em rodovias, com foco especial nas ultrapassagens. A Direção Geral de Trânsito do país (DGT) reforçou medidas para reduzir acidentes, especialmente em situações de baixa visibilidade. A decisão já gera impacto e pode inspirar revisões semelhantes em outros países, inclusive o Brasil.
Espanha proíbe ultrapassagens pela esquerda em tempo ruim
A principal novidade anunciada pela DGT proíbe ultrapassagens pela esquerda quando as condições climáticas forem desfavoráveis, como em caso de neblina, chuva forte ou neve. A proibição vale mesmo quando a sinalização permitir esse tipo de manobra em condições normais.
O motivo é simples: quando a visibilidade diminui, aumenta o risco de acidentes graves. Além disso, manter a faixa da esquerda livre facilita o tráfego de veículos de emergência, como ambulâncias, que precisam se deslocar com rapidez.
Outros pontos reforçados incluem a proibição de ultrapassagens em curvas, cruzamentos, túneis e próximos a faixas de pedestres — locais já tradicionalmente considerados perigosos. A intenção é consolidar uma cultura de direção mais consciente e preventiva.
Limite de velocidade também passa a ser mais rígido
Outra mudança significativa anunciada pela DGT é o fim da tolerância para quem ultrapassava o limite de velocidade em até 20 km/h durante uma manobra de ultrapassagem. A partir de agora, esse tipo de exceção está suspenso, e a regra geral de velocidade deve ser mantida em todas as circunstâncias.
O objetivo é claro: desestimular comportamentos que possam colocar motoristas, passageiros e pedestres em risco. Segundo o órgão espanhol, o excesso de confiança em manobras rápidas é uma das causas recorrentes de colisões em rodovias.
E no Brasil, como funcionam as ultrapassagens?
No Brasil, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina que as ultrapassagens devem ser feitas sempre pela esquerda, salvo exceções previstas no artigo 29, como quando o veículo à frente sinaliza que vai virar à esquerda.
Ultrapassar pela direita, especialmente veículos de transporte coletivo parados para embarque ou desembarque de passageiros, pode gerar multa de R$ 293,47, sete pontos na CNH e ser classificada como infração gravíssima.
Com as mudanças implantadas na Europa, cresce a discussão sobre a necessidade de atualizar regras semelhantes por aqui — sobretudo em rodovias com alto índice de acidentes e em regiões de clima instável.
Fonte: Gizmodo