Nova Carteira de Identidade começa a ser emitida nesta terça-feira (26)

A atualização das informações no CPF pode ser realizada de forma gratuita pela internet, no site da Receita Federal. Em algumas situações, o procedimento gera um protocolo de atendimento. Nestes casos, os documentos solicitados podem ser enviados para a Receita por e-mail.

O novo modelo de documento começará a ser obrigatório em 2032.

Confira abaixo quais serão as mudanças na Carteira de Identidade Nacional:

Número de registro único
O novo modelo de documento adotado pelo governo contará com o CPF como número de registro único. Assim, a identificação será a mesma em todo o país.

Digitalização
A Carteira de Identidade Nacional terá versão física e virtual, além de permitir a checagem por QR Code, inclusive sem o uso de internet.

Documento internacional
Outra novidade é que a carteira de identidade nacional terá padrão internacional, permitindo ao viajantes utilizá-la fora do país. O documento contará com código MRZ (Machine Readable Zone), o mesmo emitido em passaportes.

Qual o motivo das mudanças?
Segundo o governo, as novidades buscam modernizar o país e reduzir as fraudes, especialmente por meio da unificação do número de identidade.

Fonte: CNN – https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/nova-carteira-de-identidade-comeca-a-ser-emitida-nesta-terca-feira-26/#:~:text=Compartilhe%3A,v%C3%A1lido%20para%20todo%20o%20Brasil