No Planalto, Tarcísio se diz ‘otimista’ com privatização do Porto de Santos

  • Post category:Sem categoria

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), defendeu, em reunião ontem com o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), que a concessão é o principal caminho para evitar uma “perda de competitividade” do Porto de Santos. Segundo ele, é possível “mitigar” os riscos de uma privatização e, por isso, a sua gestão está “otimista” com o a gestão federal.

“Conseguimos ter um debate muito técnico [sobre concessão do Porto de Santos]. Tratamos daquilo que a gente tinha projetado em termos de modelo lá atrás. Colocamos nossa ideia sobre a importância dessa concessão para o desenvolvimento da Baixada Santista Entendo que nós estamos evoluindo bastante, foi uma reunião proposta lá atrás por ideia até do presidente Lula. Saímos bastante satisfeitos e otimistas.”

De acordo com o governador, a equipe da Casa Civil listou possíveis pontos de atenção sobre estariam preocupando o Executivo. “Mostramos a modelagem que fizemos [para a concessão]. E eles [da Casa Civil] listaram pontos de atenção. Nós colocamos alguns pontos de mitigação sobre esses pontos de atenção. Nós colocamos alguns pontos de mitigação sobre esses pontos de atenção. Entendo que a gente tem um ponto de partida agora [para a concessão].”

Tarcísio citou como exemplo, um possível temor dos operadores privados do porto quanto à manutenção dos contratos.“Eu entendo que o modelo está sendo eficaz no que diz respeito à estabilidade política. E nós conseguimos avançar naqueles desafios regulatórios, Então esses contratos serão preservados da maneira como eles foram concebidos lá atrás”, argumentou.

Além disso, o governador de São Paulo defendeu que as tarifas e os custos do Porto de Santos tendem a cair com a privatização. “Existe uma manutenção de tarifa, na verdade as tarifas vão cair com a concessão, então não tem elevação de custo.A concessão do Porto de Santos tem muito a ver com a competitividade do Porto de Santos. Se a gente não injetar muito capital para investir e aprofundar o canal, a gente acaba perdendo competitividade.”

Clique aqui para elr na íntegra.

Fonte: Valor – https://valor.globo.com/brasil/noticia/2023/03/10/no-planalto-tarcisio-se-diz-otimista-com-privatizacao-do-porto-de-santos.ghtml