No Chile, Ministério dos Transportes busca experiências em modelos de concessões de rodovias com free flow

A experiência em concessões rodoviárias e as tecnologias aplicadas às rodovias, como é o caso do free flow, sistema de pedágio automático, são temas de reuniões e visitas técnicas de uma delegação do Governo Federal, em Santiago, no Chile. Representam o Ministério dos Transportes a secretária nacional de Transporte Rodoviário, Viviane Esse, e o secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão.

O convite feito ao Ministério dos Transportes partiu do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para proporcionar a troca de experiências entre o Brasil e o Chile. O país sul-americano utiliza o sistema de pagamento eletrônico há quase 20 anos. “Nós estamos ouvindo e conversando com o governo chileno para entender um pouco mais sobre a modelagem de concessões, assim como para compreender as tecnologias utilizadas, o free flow, os equipamentos utilizados, os erros e acertos, para que possamos implantar com sucesso no Brasil”, afirmou a secretária nacional de Transporte Rodoviário.

Entre terça (17) e quarta-feira (18), a comitiva brasileira visitará rodovias e as concessionárias Autopista del Aconcagua,  Costanera Norte e Ruta del Maipo, todas com sistemas de free flow em operação na região metropolitana de Santiago. “Estamos aqui para aprender com a experiência do Chile, que já está bem avançada, para levar novas ideias e desenvolver ainda mais o free flow no Brasil”, disse o secretário nacional de Trânsito.

Sistema free flow

Prevista nos projetos de concessões rodoviárias sob nova modelagem desenvolvida pelo Ministério dos Transportes, a tecnologia free flow deverá ser implantada nos primeiros cinco anos de administração pela empresa vencedora do leilão. Atualmente, ela está presente ainda em fase de testes na Rio-Santos, na BR-101, da concessionária CCR.

Implantar de forma sistemática a tecnologia é uma das inovações do Governo Federal para aumentar a fluidez nas rodovias brasileiras e integrar o investimento em infraestrutura aos processos de neoindustrialização e de transição ecológica, aliando as inovações tecnológicas às diretrizes de sustentabilidade.

Também participam da comitiva o diretor de Planejamento da Infra S.A., Cristiano Della Giustina e o diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Luciano Lourenço.

Fonte: Ministério dos Transportes – https://www.gov.br/transportes/pt-br/assuntos/noticias/2023/10/no-chile-ministerio-dos-transportes-busca-experiencias-em-modelos-de-concessoes-de-rodovias-com-free-flow