Mobilização Nacional do Dia do Motorista bate recorde com mais de 630 mil atendimentos em um mês

O mês de julho para o SEST SENAT foi marcado pelas comemorações do Dia do Motorista (25). Muito além de dirigir ônibus e caminhões, esses profissionais são os responsáveis por manter a rotina da sociedade, entregando encomendas; levando crianças à escola; transportando pacientes em situações de emergência; ajudando as pessoas a chegarem em seus compromissos; entre outros. Com objetivo de reconhecer e valorizar esses profissionais, as unidades operacionais do SEST SENAT realizaram, de 1º a 31 de julho, a Mobilização Nacional do Dia do Motorista, com diversas atividades nas áreas de saúde e educação, em centenas de pontos distribuídos pelo Brasil, como locais de parada e trânsito dos motoristas profissionais e nas empresas do setor.

Ao longo do mês, houve 632.210 atendimentos. Esse número é um recorde entre todas as mobilizações nacionais que o SEST SENAT já realizou.

A diretora executiva do SEST SENAT, Nicole Goulart, explica que o objetivo da mobilização foi levar esses serviços de saúde e educação para onde o trabalhador do transporte estiver. “Grande parte dos motoristas, seja de cargas ou de passageiros, vive uma rotina intensa e, muitas vezes, não conseguem tempo para ir a uma de nossas unidades conhecer os cursos ou passar pelo atendimento de um dos nossos profissionais de saúde. A mobilização vai aonde estiverem — em terminais, pontos de parada ou postos de combustíveis — para que esse serviço chegue a eles e para lembrá-los que o SEST SENAT está preparado para ajudá-los”, destaca a diretora.

Um dos motoristas atendidos na mobilização foi Marcelo Costa, de 44 anos, que trabalha há dez anos como motorista na empresa São José, em Brasília (DF). “Eu já tinha ouvido falar nos serviços de saúde que o SEST SENAT oferece, mas nunca fui lá ver, por falta de tempo. Com a mobilização vindo aqui no terminal, eu já renovei meu cadastro e tirei dúvidas sobre o tratamento odontológico. Essa iniciativa de o SEST SENAT, de vir até a gente aqui, no terminal, é ótima. Quanto mais fizerem isso, melhor para nós, motoristas”, afirmou Marcelo, que participou da mobilização no terminal de ônibus em Ceilândia (DF).

Durante as ações, foram realizadas atividades como blitze educativas, palestras de conscientização e atendimentos gratuitos nas áreas de odontologia, fisioterapia, nutrição e psicologia com os profissionais do SEST SENAT. Houve, também, orientações sobre a importância da qualificação para o mercado de trabalho e dos cuidados com a saúde. O público atendido conheceu, ainda, o portfólio de serviços ofertados pelas unidades do SEST SENAT.

Use o SEST SENAT sempre que precisar
Vale lembrar que as portas das unidades estão sempre abertas para os trabalhadores do transporte e os seus familiares. Além da mobilização nacional, o SEST SENAT mantém atendimentos permanentes de atenção à saúde dos motoristas profissionais e oferece cursos de capacitação para garantir mais segurança no trânsito.

Nas 162 unidades operacionais da rede, são oferecidos atendimentos de odontologia, fisioterapia, nutrição e psicologia. Também são ofertados treinamentos com foco na direção segura, que aliam teoria e prática. Conheça mais detalhes sobre o trabalho do SEST SENAT.

Quer ser motorista profissional?
Quem quiser trabalhar como motorista de ônibus, de veículos de emergência, de transporte de escolares, de transporte de produtos perigosos e de cargas indivisíveis ou como mototaxista e motofretista precisa realizar cursos de formação especializada. Isso porque essas são atividades que exigem dos condutores conhecimentos específicos e o desenvolvimento de habilidades que garantam a operação correta e segura.

A exigência dos cursos está prevista na resolução nº 789/2020 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), que substituiu a resolução nº 168/2004, que estabelece, entre outras coisas, as normas e os procedimentos para a formação especializada de motoristas.

O SEST SENAT oferece os cursos especializados e suas atualizações. Os cursos especializados têm duração de 50 horas-aula e, a cada cinco anos, é obrigatória a realização do curso de atualização, de 16 horas-aula. Os condutores aprovados no curso especializado e os que realizarem a atualização exigida terão os dados correspondentes registrados em seu cadastro pelo órgão de trânsito do estado ou do Distrito Federal, informando-os no campo “Observações” da Carteira Nacional de Habilitação.

Para trabalhadores de empresas de transporte com o cadastro em dia no SEST SENAT, os cursos são 100% gratuitos. A instituição atua, há 30 anos, na formação de profissionais para o transporte.

Para saber mais, clique aqui.

Fonte: CNT – https://www.cnt.org.br/agencia-cnt/mobilizao-nacional-do-dia-do-motorista-bate-recorde-com-mais-de-630-mil-atendimentos-em-um-ms