Ministro Renan Filho empossa nova direção do DNIT: “Principal casa da engenharia nacional”

Indicada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e aprovada em sabatina no Senado Federal em 5 de julho, a nova diretoria do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) tomou posse nesta quarta-feira (19), em cerimônia acompanhada pelo ministro dos Transportes, Renan Filho.

Vinculado ao Ministério dos Transportes, o DNIT é o órgão público federal responsável pela manutenção, ampliação, construção, fiscalização, elaboração de estudos técnicos e execução de ações voltadas ao modais rodoviário, ferroviário e hidroviário, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do país.

Foram empossados o diretor-geral do órgão, Fabricio Galvão; o diretor de Infraestrutura Ferroviária, José Eduardo Guidi; o diretor de Infraestrutura Rodoviária, Fábio Pessoa Nunes; e o diretor-executivo, Carlos Antônio Rocha de Barros. “O DNIT é a principal casa da engenharia nacional. Nós não temos como fazer a infraestrutura do país avançar sem valorizar essa casa”, disse o ministro.

Após anos com orçamento em queda, principalmente após a entrada em vigor do teto de gastos, o Ministério dos Transportes recebeu incremento orçamentário para investir nas rodovias brasileiras. Para este ano, estão previstos cerca de R$ 22 bilhões, contra menos de R$ 6 bilhões que foram pagos pela gestão anterior no ano passado.

Diretor-geral

Engenheiro civil de formação e servidor de carreira, o novo diretor-geral agradeceu a oportunidade de estar à frente do órgão que, segundo ele, tem como premissa construir pistas e pontes para conectar pessoas, gerar empregos e abastecer as mesas de milhares de pessoas.

“Vou tentar conduzir de melhor forma o DNIT nesse objetivo nosso que é levar dignidade, qualidade de vida e transformar a vida das pessoas que estão lá na ponta, que realmente sofrem e precisam de uma infraestrutura digna para que sejam capazes, no mínimo, de se locomover no seu dia a dia”, afirmou Fabrício Galvão.

Fonte: Ministério dos Transportes – https://www.gov.br/transportes/pt-br/assuntos/noticias/2023/07/ministro-renan-filho-empossa-nova-direcao-do-dnit-principal-casa-da-engenharia-nacional