Ministério dos Transportes debate a importância da participação da iniciativa privada em projetos de infraestrutura

Alinhado às diretrizes do Governo Federal de construir parcerias sólidas com a iniciativa privada para alavancar a infraestrutura brasileira, equipe do Ministério dos Transportes participou, nesta segunda-feira (26), do P3C: iniciativa voltada a investidores do setor, operadoras de infraestrutura, consultores, financiadores e agentes públicos. O objetivo do evento, que ocorreu na B3, em São Paulo (SP), é tornar o ambiente de negócios mais previsível e seguro para os investidores no Brasil, seguindo critérios ambientais, sociais e de governança.

“Participamos em vários painéis e discutimos temas muito importantes com operadores e investidores do setor, principalmente porque estamos com uma agenda muito progressiva sob o aspecto da inovação e da regulação. Nosso pipeline de projetos é muito robusto, o que chama a atenção do mercado”, apontou o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro. Sob a nova política de concessões rodoviárias, amplamente debatida com o setor privado e lançada em junho de 2023, a expectativa para este ano é levar a leilão 13 projetos rodoviários, o que representa a injeção de mais de R$ 122 bilhões em recursos privados nas rodovias federais durante a duração dos contratos.

Para a secretária nacional de Transporte Rodoviário, Viviane Esse, o processo de escuta é fundamental para aliar os setores público e privado por mais obras e desenvolvimento. “Temas como esses são muito importantes, porque eles aproximam o Ministério dos Transportes da iniciativa privada. Podemos ouvir, conversar e entregar uma infraestrutura melhor, com mais qualidade”, completou.

Premiação

Ao final do evento, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido em prol do setor de Transportes, a secretária Viviane Esse foi condecorada durante a premiação Mulheres na Infraestrutura. “Quando a gente recebe uma indicação como essa, é inevitável repensar a carreira. Tenho muito a agradecer. Primeiro ao ministro dos Transportes, Renan Filho, por ter me escolhido como a primeira mulher a representar a Secretaria Nacional de Transporte Rodoviário. Também a todos que contribuíram para essa conquista”, destacou. “É muito importante que eu possa ser um exemplo a tantas mulheres que estão começando na carreira, para que elas saibam que podem ser o que quiserem. Mesmo no setor de infraestrutura, que é muitas vezes tido como exclusivamente masculino”, concluiu.

Também participaram do P3C o secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão; o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, governadores e outros agentes públicos.

Fonte: Ministério dos Transportes – https://www.gov.br/transportes/pt-br/assuntos/noticias/2024/02/ministerio-dos-transportes-debate-a-importancia-da-participacao-da-iniciativa-privada-em-projetos-de-infraestrutura