No momento você está vendo Ministério dialoga com iniciativa privada para estruturar bons projetos, diz ministro

Ministério dialoga com iniciativa privada para estruturar bons projetos, diz ministro

Oministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, afirmou nesta quarta-feira (26) que o diálogo permanente com o setor produtivo tem contribuído para que os leilões realizados pela pasta sejam bem-sucedidos. “A conversa com o mercado ajuda a estruturar bons projetos”, afirmou o ministro, durante participação na CEO Conference 2021, promovido pelo banco de investimento BTG Pactual.

Ao participar do painel Infraestrutura: O Setor do Futuro no Brasil?, o ministro destacou que o Brasil desenvolveu uma modelagem interessante para os projetos de infraestrutura transferidos à iniciativa privada, a qual mitiga fatores tradicionais de risco e desburocratiza regras de participação de investidores privados, inclusive os estrangeiros.

Segundo o ministro, o Governo Federal tem trabalhado na conciliação civil e procurado o aval do Tribunal de Contas da União (TCU) na estruturação dos projetos, além de mitigar o câmbio por outorga variável e adequar regras de tributação às dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). “Essa estruturação robusta ajuda a atrair o investidor, para garantir ao menos a taxa de retorno projetada”, pontuou Tarcísio de Freitas.

SUSTENTABILIDADE – Outro ponto importante na atual modelação de projetos é a presença da temática ambiental. Ao observar a necessidade de proteger os corredores ecológicos, de reduzir a emissão de carbono e de respeitar as comunidades tradicionais. “Tudo que vai contribuir para termos empreendimentos ambientalmente sustentáveis e que serão bem recebidos lá fora”, informou.

“Portanto, é possível conciliar a provisão da infraestrutura do país com proteção do meio ambiente. Há um campo fértil para os investidores que querem vir para o Brasil e acreditam em nosso país”, concluiu.

FONTE: Ministério da Infraestrutura – https://www.gov.br/infraestrutura/pt-br/assuntos/noticias/ministerio-dialoga-com-iniciativa-privada-para-estruturar-bons-projetos-diz-ministro