Mercado de implementos rodoviários apresenta estabilidade em 2023

O total de implementos rodoviários emplacados no primeiro bimestre de 2023 foi de 22.681 unidades. A diferença para o mesmo período de 2022 é de 283 produtos, quando a indústria distribuiu ao mercado 22.964 unidades.

“A diferença representa uma fração bem pequena de mercado o que indica certa estabilidade nesse início de ano”, avalia José Carlos Spricigo, presidente da ANFIR-Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários, que completa: “as atividades do agronegócio, o maior cliente do nosso setor, estão ainda no início”.

A previsão da Conab-Companhia Nacional de Abastecimento para a safra de grãos desse ano é que sejam produzidas 310,6 milhões de toneladas. As maiores culturas brasileiras em área plantada são soja, milho, arroz, cana-de-açúcar e feijão.

O agronegócio do Brasil é responsável pela maior produção mundial de soja e cana de açúcar. E por força das características climáticas do País, são feitas três safras de milho com suas respectivas colheitas todo ano. “O calendário agrícola do Brasil é o mais dinâmico do mundo“, conclui Spricigo.

Por segmento
No segmento de Reboques e Semirreboques os modelos Basculante, Graneleiro e Carrega Tudo apresentam curva positiva de crescimento, revelando que os segmentos de mercado ligados ao agronegócio e a construção civil seguem com demanda aquecida. No setor de Carroceria sobre chassis os modelos Tanque, Bau Lonado e Basculante, ligados a construção civil e comércio entre mercado de atacado e de varejo, se destacam.

Fonte: Frota&cia – https://www.frotacia.com.br/mercado-de-implementos-rodoviarios-apresenta-estabilidade-em-2023/