No momento você está vendo Matéria Crane Brasil: FuMTran e SINDIPESA lançam o livro “Grandes Obras – Desafios do Transporte e da Movimentação”

A FuMTran, Fundação Memória do Transporte, com o apoio do SINDIPESA, lança o livro “Grandes Obras – Desafios do Transporte e da Movimentação”, que conta a trajetória das construções que moldaram o país do ponto de vista do transporte de suas peças. A obra retrata, por meio de fotos e textos, as muitas faces do transporte de cargas excepcionais e revela o poder transformador das grandes construções na vida de todos os cidadãos.

Os protagonistas desta história são os transportadores, que desafiaram os limites convencionais e ajudaram a moldar o futuro das cidades e da nação. Com fotografias impressionantes que capturam o transporte e a movimentação de peças gigantescas, o leitor é levado a uma viagem pelos bastidores da evolução do Brasil.

De acordo com o presidente da FuMTran, Antonio Luiz Leite, o setor de transporte de cargas superpesadas é impulsionado pelo aquecimento da economia e dos investimentos em infraestrutura, sendo responsável pela construção de obras essenciais ao bem-estar social. Porém, para a carga chegar ao seu destino em segurança, o transportador tem que vencer muitas etapas, abrangendo rota; carregamento; descarregamento; amarração; acondicionamento; proteção; içamento; movimentação e outras, a depender do projeto.

“Esperamos que esta obra encante por suas fotos e desperte a curiosidade do leitor para o tema. Estamos felizes e honrados em conceber uma publicação que irá para escolas e bibliotecas como um objeto de estudo e conhecimento”, ressalta Leite.

Julio Eduardo Simões, presidente do SINDIPESA, mobilizou os parceiros do sindicato para auxiliar na pesquisa, e compartilhou todo seu conhecimento na área. “Quando fomos convidados pela FuMTran para apoiar o projeto deste livro, ficamos felizes em poder contar nossas histórias e partilhar nossas vivências, apresentando as peculiaridades deste transporte, desmitificando a curiosidade gerada pela grandeza das cargas quando passam pelas ruas e rodovias”, afirma Simões.

Para o empresário, contar a história é trazer à tona relatos dos bastidores do desenvolvimento do Brasil.  “É uma honra ter feito parte da construção deste país e ter colaborado para a concretização de obras essenciais à população. O desenvolvimento alcançado só foi possível graças a corajosos desbravadores que encararam o desafio de levar aquelas cargas com as mais inusitadas características até seu destino. Por mais que tivéssemos dificuldades, sabíamos que, a cada quilômetro rodado, estaríamos mais perto do progresso. E isso nos motivou, isso nos motiva”, conclui Simões.

Com coordenação geral de Katia Rocha, o livro foi viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Ruanet) e contou com o patrocínio de I.V. Guindastes, Locar, Makro, Primax, Real, Santin, Transdata e Tomé.

Clique aqui para ver a matéria da revista.

Fonte: Crane Brasil