Maior levantamento sobre infraestrutura rodoviária do Brasil é tema de visita técnica da ANTT à CNT

Representantes da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) estiveram, nesta quinta-feira (18), na sede da CNT (Confederação Nacional do Transporte), em Brasília. A equipe da Agência veio conhecer melhor como a Confederação realiza a Pesquisa CNT de Rodovias, o maior levantamento sobre infraestrutura rodoviária do Brasil.

O encontro foi solicitado pelo diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale Rodrigues, representado na reunião pelo chefe da Assessoria Especial de Relações Parlamentares e Institucionais da Agência, Allan Milagres. O grupo foi recebido pelo diretor executivo da CNT, Bruno Batista.

“Desenvolver a infraestrutura rodoviária do país é nosso fim em comum. Nesse sentido, é oportuno compartilharmos os resultados da pesquisa, balizadora de avaliação rodoviária no país”, ressaltou Bruno Batista.

Na reunião, o gerente executivo de Estatística e Pesquisa da CNT, Jefferson Cristiano, apresentou um recorte sobre o perfil das rodovias federais concedidas — foco de interesse da ANTT.

O órgão do governo federal é responsável por regular as atividades de exploração da infraestrutura rodoviária federal e fiscalizar a execução dos contratos de concessão das rodovias federais entregues à iniciativa privada. Por esse motivo, Allan Millagres ressaltou a importância de a ANTT ter o cenário claro da situação de todas as rodovias federais concedidas. “O trabalho da CNT contribui para as nossas tomadas de decisões e orienta as nossas diretrizes, além de ajudar a focar na melhor forma de investimento”, afirmou.

Durante o encontro, a gerente executiva de Economia da CNT, Fernanda Schwantes, expôs o resultado de outro trabalho da Confederação: “Parceria Rodovias – A provisão de infraestrutura de transporte pela iniciativa privada”, que aborda, de forma inédita, os 30 anos de infraestrutura rodoviária concedida no Brasil.

Pesquisa CNT de Rodovias 2023
Em 2023, foram avaliados 111 mil quilômetros de rodovias. Essa extensão corresponde a 100% da malha federal pavimentada e aos principais trechos estaduais. A Pesquisa está na 26ª edição, cobre todas as 27 Unidades da Federação e levanta uma série de dados, com o uso cada vez maior e mais preciso de tecnologias.

A CNT tem investido na coleta digital e acompanhamento em tempo real, além de mapeamento e geoprocessamento que viabilizam maior precisão e rapidez no levantamento dos dados. Esse sistema de avaliação tem sido aprimorado nos últimos anos com a incrementação de inteligência artificial, inovando na automação e no reconhecimento automático de elementos como placas de sinalização.

Saiba mais sobre a Pesquisa CNT de Rodovias 2023

Conheça a publicação Parceria Rodovias – A provisão de infraestrutura de transporte pela iniciativa privada

Fonte: CNT – https://www.cnt.org.br/agencia-cnt/maior-levantamento-sobre-infraestrutura-rodoviria-do-brasil–tema-de-visita-tcnica-da-antt–cnt