Lula e Prates definem nomes para conselho de administração da Petrobras

O presidente Lula discutiu com o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, os nomes que vão compor o conselho de administração da estatal, em reunião nesta segunda-feira no Palácio do Planalto.

De acordo com integrantes do governo, Lula bateu o martelo sobre os nomes que serão indicados. A intenção do governo é indicar nove dos 11 nomes do conselho. Hoje, o governo tem oficialmente seis cadeiras, mas quer ampliar esse controle — que foi reduzido no ano passado, durante a gestão Jair Bolsonaro.

A lista de indicados está passando por checagem da Casa Civil da Presidência da República e, por isso, ainda não foi divulgada.

Entre os nomes discutidos pelo governo nos últimos dias, estão o economista Eduardo Moreira, a professora da UFRJ Suzana Khan e o presidente da Fiesp, Josué Gomes. Após indicar os nomes, eles precisam ser aprovados na assembleia geral de acionistas para serem empossados. O governo é o acionista majoritário da empresa.

Com maioria no Conselho, o governo Lula pretende iniciar as mudanças que pretende fazer na empresa, como rever a política de preços da estatal (que hoje atrela todo o combustível interno aos valores do dólar e do barril de petróleo) e murar a diretoria (que depende de aval dos conselheiros.

O governo também avalia mudar a política de distribuição de dividendos para aumentar os investimentos na companhia.

Fonte: O Globo – https://oglobo.globo.com/economia/negocios/noticia/2023/02/lula-e-prates-definem-nomes-para-conselho-de-administracao-da-petrobras.ghtml