Lucas do Rio Verde (MT) celebra projeto de estacionamento para caminhoneiros e unidade a ser inaugurada

Os profissionais do transporte e a população de Lucas do Rio Verde (MT) têm um motivo duplo para comemorar. A partir dessa quarta-feira (3), o Sistema Transporte (CNT, SEST SENAT e ITL) marcará forte presença no município. Em breve, a cidade contará com serviços de qualificação profissional, saúde e qualidade de vida ofertados pelo SEST SENAT na nova unidade operacional a ser inaugurada em dezembro. Além disso, os caminhoneiros que passarem pela região terão à disposição um estacionamento exclusivo de 10,8 hectares, onde poderão parar os seus veículos e descansar com segurança.

Essas novidades foram compartilhadas em duas cerimônias realizadas em Lucas do Rio Verde, nesta quinta-feira (4). Na primeira, o prefeito da cidade matogrossense, Miguel Vaz Ribeiro, assinou o termo de concessão de direito real de uso da área, onde será construído pelo Sistema Transporte o primeiro estacionamento de caminhões do município. Com um investimento de R$ 10 milhões, o local contará com 350 vagas e 1 mil m² de área de convivência, no qual haverá banheiros, vestiários, vigilância 24 horas, restaurante e uma estrutura básica de manutenção com borracharia e serviços de autoelétrica. A previsão para o início das obras é dezembro de 2024.

No evento, o presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, enalteceu a importância da parceria firmada com a Prefeitura no sentido de possibilitar a construção do espaço, que, além de contribuir para a melhoria do fluxo e da segurança no trânsito, vai oferecer acolhimento aos caminhoneiros. “Ao se deslocarem pelo país a fim de transportarem produtos e mercadorias para os brasileiros, esses motoristas enfrentam diversos desafios, como desgastes físico e psicológico e o comprometimento do convívio com suas famílias, de quem, muitas vezes, eles ficam distantes por semanas e até meses. Sensível a essa situação, o Sistema Transporte decidiu construir um espaço-referência”, explicou.

Também participaram das solenidades o vice-governador do MT, Otaviano Pivetta, a senadora Rosana Martinelli (PL-MT), entre outras autoridades.

Inauguração prevista para dezembro
Outro ponto positivo é o fato de o terreno do estacionamento estar localizado bem próximo à unidade do SEST SENAT, cuja inauguração está prevista para acontecer em dezembro deste ano. A segunda cerimônia realizada em Lucas do Rio Verde marcou a entrega dessa obra, que ocupa uma área construída de quase 2,7 mil m².

No evento, o prefeito do município, Miguel Vaz Ribeiro, exaltou o projeto como a “realização de mais um grande sonho para o setor de transporte, que é o Sistema S, a serviço do trabalhador do transporte. A gente sabe o quão importante será a oferta de capacitação de mão de obra para o setor. Todos serão beneficiados.”

O presidente do Conselho Regional do SEST SENAT do Mato Grosso, João Resende Filho, por sua vez, enfatizou os benefícios das duas obras para os trabalhadores do setor. “Quem passar pela região poderá estacionar seus veículos com segurança e, ainda, aproveitar os serviços de saúde, qualidade de vida e qualificação profissional do SEST SENAT ofertados a eles sem nenhum custo”, afirmou.

Ele se refere ao fato de o SEST SENAT atender gratuitamente os trabalhadores do transporte de todos os modais, que poderão usar a unidade assim que ocorrer a chegada do mobiliário e dos equipamentos utilizados nas especialidades de odontologia, fisioterapia, nutrição e psicologia.

“Além disso, os profissionais do setor terão à disposição tecnologias de ponta usadas nos treinamentos, a exemplo do simulador de direção de ônibus, caminhão e carreta, que simula situações ocorridas no trânsito, como condições meteorológicas adversas, tráfego intenso e perigo na via. Esse equipamento possibilita testar e adequar as reações do condutor”, explicou a diretora executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart.

Construído com o uso de recursos sustentáveis, como placas fotovoltaicas e reúso de água pluvial, o SEST SENAT de Lucas do Rio Verde terá capacidade para prestar mais de 128 mil atendimentos ao ano. O investimento total da obra ultrapassa R$ 24 milhões. Vale ressaltar que a nova unidade também atenderá à população do município e do entorno.

Plano de Expansão
A nova estrutura faz parte do Plano de Expansão e de Melhoria de Infraestrutura do SEST SENAT, que, atualmente, conta com 169 unidades operacionais em todo o Brasil. O estado do Mato Grosso já possui outras três unidades em funcionamento, localizadas nos municípios de Cuiabá, Diamantino e Rondonópolis. Assim que for inaugurada, a unidade de Lucas do Rio Verde será a quarta.

Fonte: CNT – https://www.cnt.org.br/agencia-cnt/lucas-do-rio-verde-mt-celebra-projeto-de-estacionamento-para-caminhoneiros-e-unidade-a-ser-inaugurada