Logística 4.0: Inovação acelera busca por profissionais mais qualificados no país

Utilizar a inteligência artificial, drones e novas tecnologias para agilizar entregas, reduzir custos operacionais, minimizar riscos e danos (como quebras ou extravios) e otimizar recursos valiosos (como tempo e pessoas) são os desejos de qualquer empresa.

Grandes marcas que já atuam com gestão de processos logísticos automatizados geram valor e inovação no setor, conquistam espaço e encantam clientes.

Isso explica a crescente procura por profissionais de logística altamente qualificados, que saibam transformar tecnologia em praticidade para tomadas de decisões estratégias e assertivas.

Por isso, não faltam vagas no setor de logística, que ganha ainda mais notoriedade e cresce de forma expressiva devido à explosão de e-commerces e marketplaces no mundo.

Empresas de importação e exportação, portos e transportadoras buscam atender essa demanda para melhorar a experiência do cliente – cada vez mais exigente – o que eleva o nível dos candidatos a vagas no setor, inclusive em operações off shore.

Estes profissionais são requisitados porque geram, entre outros benefícios:
• Maior lucro e produtividade (gestão de estoque e transporte adequado);
• Eficiência nas entregas (reduz sobrecargas, extravios e danos de mercadorias);
• Redução de riscos e desperdícios (armazenamento incorreto, roubo de cargas, etc) ;
• Sustentabilidade e controle de suprimentos em projetos (reduz fraudes, multas e penalidades)

Isso significa que investir na carreira logística é o diferencial para quem deseja conquistar uma oportunidade nesse mercado, que prevê grandes lançamentos e aquisições, e segue atrativo aos olhos de grupos de investidores.

Gestão de Riscos Logísticos ganha graduação inédita no Brasil

Com a proposta de formar estes profissionais, a Escola de Negócios e Seguros (ENS) lançou a graduação em Gestão de Riscos Logísticos, inédita e inovadora no Brasil. O curso ajuda a compreender as diversas etapas que compõem um processo técnico de operação logística e riscos associados, capacitando os alunos para planejar, coordenar, executar e avaliar atividades focadas na gestão e no tratamento dos riscos logísticos.

O curso apresenta as ferramentas necessárias para o desenvolvimento da função, como IoT, modelos de gestão de transportes e armazenagem, planejamento estratégico e gerenciamento e administração de riscos.

Fonte: Portos e Navios – https://www.portosenavios.com.br/noticias/empresas-e-negocios/logistica-4-0-inovacao-acelera-busca-por-profissionais-mais-qualificados-no-pais