Liebherr lança guindaste sobre esteiras para 2.500 T

A demanda do mercado por grandes guindastes sobre esteiras está crescendo, por exemplo, na indústria petroquímica e movimentação portuária envolvendo enormes componentes para aplicações offshore. Impulsionados pela revolução energética, os pesos das peças estão aumentando o tempo todo, principalmente ao manusear componentes para turbinas eólicas offshore.

A Liebherr decidiu enfrentar esse desafio com um novo guindaste sobre esteiras – o LR 12500-1.0, com capacidade para 2.500 t, será adicionado ao portfólio de guindastes de lança treliçada entre o LR 11350 de 1.350 toneladas e o LR 13000, de elevação de 3.000 toneladas. Com suas enormes capacidades de elevação e conceito de transporte exclusivo, foi projetado como um guindaste de esteiras econômico para projetos globais.

A chave para altas capacidades são as lanças treliçadas de base larga. As soluções envolveram um conceito de lança dupla, como os sistemas PowerBoom ou SX da Liebherr. No entanto, os engenheiros da Liebherr escolheram uma solução completamente diferente para o LR 12500-1.0 na forma do “HighPerformanceBoom” –uma ampla seção transversal da lança principal, obtida com um novo projeto da superestrutura e da lança principal.

Com isso, foi possível obter uma estabilidade semelhante ao PowerBoom, mantendo os elementos individuais compactos o suficiente para não onerar os custos de transporte. O LR 12500-1.0 foi projetado para uma largura de transporte de 3,5 metros. Apenas dois componentes do novo guindaste de 2.500 toneladas têm uma largura de transporte de 4 metros.

Dois motores Liebherr de 6 cilindros em linha fornecem um total de 800 kW/1088 cv. Eles têm um design redundante para aumentar a disponibilidade do guindaste. Não há nenhum pacote de energia separado. Os dois guinchos principais também estão nesta seção traseira.

As unidades de lastro de 25 toneladas são idênticas às utilizadas no LR 13000. Possuem as mesmas dimensões de um contêiner de 20 pés para garantir que possam ser transportadas de forma particularmente econômica e carregadas com um espalhador.

Sistema de lança modular

A altura máxima do gancho de cerca de 200 metros é alcançada pelo novo LR 12500-1.0 usando uma lança principal de 100 metros e uma lança basculante de 108 metros. Instalado com um comprimento curto, o jib basculante também atua como um jib WV particularmente poderoso.

O HighPerformanceBoom máximo de 110 metros pode ser estendido para uma lança de 155 metros usando partes do jib basculante. O lastro na lança do LR 13000 atua como lastro suspenso. Se o guindaste tiver que operar sem lastro suspenso em condições restritas, ele também pode operar sem lastro de torre na versão conhecida como B0. Este princípio também foi adotado a partir do LR 13000. O lastro suspenso é ajustado infinitamente com a lança da torre. O raio do lastro pode ser estendido até o raio máximo com uma guia rígida.

Fonte: Crane Brasil – https://cranebrasil.com.br/liebherr-lanca-guindaste-sobre-esteiras-para-2-500-t/