Ao longo de 2026, o ITL pretende abrir inscrições para 14 novas turmas do Programa Avançado de Capacitação do Transporte em seis capitais brasileiras. O objetivo é formar mais de 500 executivos e gestores do setor, com a oferta de especializações, MBAs, cursos executivos e certificações internacionais, voltados à modernização da gestão e ao aumento da competitividade das empresas de transporte.
A expansão inclui a entrada do Insper no ecossistema de instituições parceiras do ITL, que já conta com a FDC (Fundação Dom Cabral), a ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) e o Ibmec (Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais). A parceria com o Insper resultará no lançamento da especialização em Gestão de Finanças, com aulas presenciais em São Paulo, enquanto a parceria com a Nova School of Business & Economics vai trazer para a grade um curso executivo em Dados e Inteligência Artificial.
“As novas parcerias e os cursos inéditos mantêm o foco do ITL em alinhar a formação executiva às demandas reais do setor de transporte, especialmente em áreas estratégicas como finanças, dados e inovação”, afirma o diretor executivo do ITL, João Victor Mendes.
As atividades presenciais ocorrerão em São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Salvador (BA) e Brasília (DF). O cronograma de 2026 prevê cinco turmas do curso de Gestão de Negócios, além de formações em Recursos Humanos, Ciência Política e Marketing. A programação inclui ainda certificações internacionais em Aviation Management e Inovação para o Transporte, além de cursos executivos em ESG e Governança.
O ITL também vai promover eventos setoriais em Brasília. No primeiro semestre, será realizada a segunda edição do encontro Mulheres no Setor de Transporte, voltado à liderança feminina e à equidade. No segundo semestre, o Instituto organiza a sexta edição do FIT (Fórum ITL de Inovação do Transporte), com debates sobre Cibersegurança e Gestão de Riscos.
Fonte: CNT
