No momento você está vendo IPR/DNIT publica Anuário 2020 reunindo atividades realizadas ao longo do ano

IPR/DNIT publica Anuário 2020 reunindo atividades realizadas ao longo do ano

• Post category:Operacional

As principais atividades realizadas ao longo de 2020 pelo Instituto de Pesquisas em Transporte, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (IPR/DNIT), estão reunidas no Anuário 2020. O objetivo da retrospectiva, que passa a ser publicada anualmente, é reforçar a importância da realização de estudos e pesquisas, o estabelecimento de normas e de padrões, bem como a capacitação do corpo técnico para o melhor desenvolvimento das atividades do DNIT, contribuindo para o cumprimento de sua missão institucional.

O Anuário enumera as parcerias realizadas em 2020 com as universidades de Brasília, do Ceará, de Santa Catarina e de Viçosa, descrevendo as pesquisas em andamento, suas metas e o corpo docente envolvido. Com a UnB, por exemplo, o objetivo é o aprimoramento e consolidação do método mecanístico-empírico de dimensionamento para pavimentos rodoviários flexíveis (MeDiNa) e inclui também outros estudos complementares.

A publicação informa ainda que em 2020 foram publicadas 11 normas e 2 manuais para atualização do acervo do IPR, mencionando cada uma delas. Trata também dos 11 cursos de capacitação realizados ao longo do ano. Desde sua criação, o IPR já capacitou 13.678 profissionais do DNIT em todo o país.

O Anuário traz ainda um breve histórico do Instituto, seu regimento, organograma e composição do corpo técnico.

IPR

Há mais de 60 anos o IPR promove um conjunto de estratégias e ações visando o desenvolvimento tecnológico na área de infraestrutura rodoviária e ferroviária, baseado no Ciclo do Desenvolvimento Tecnológico, englobando a realização de estudos e pesquisas, a elaboração/atualização de normas, manuais e documentos técnicos e a transferência de tecnologia. O Instituto está subordinado à Diretoria de Planejamento e Pesquisa (DPP), uma das sete diretorias do DNIT.

O Instituto se encontra em processo de remodelagem e reestruturação desde 2019, quando foi transferido do Rio de Janeiro para o DNIT/SEDE, em Brasília. Com a aprovação do regimento interno, por meio da Resolução nº 39, de 17 de novembro de 2020, o IPR ampliou sua área de atuação, incorporando o modal de transporte ferroviário.

Essas e outras informações você encontra no Anuário 2020, disponibilizado neste link.

FONTE: DNIT