Internet das Coisas favorece transporte de cargas e revoluciona setor

Um dos termos que melhor descrevem a junção do mundo real com o digital atualmente, a Internet das Coisas – tradução livre do inglês de Internet of Things (IoT) – é, em resumo, a conexão entre dispositivos e sistemas cotidianos com redes implementadas. Esta definição atua em diversos segmentos importantes, entre eles o transporte de cargas, que pode ser revolucionado pelo avanço da tecnologia.

Apesar de ter se popularizado recentemente, o conceito de troca de dados entre aparelhos conectados pela internet foi citado pela primeira vez em 1999 pelo pesquisador britânico Kevin Ashton, em uma palestra empresarial na Inglaterra. O intuito principal era manter a interação constante e melhorar processos.

Desde equipamentos mais comuns do dia a dia, como eletrodomésticos, celulares e carros, até grandes máquinas da indústria, essa tecnologia possui inúmeras aplicações, como na saúde e agricultura, inserindo soluções estruturais que transformam a vida das pessoas nos aspectos pessoal e profissional. Hoje, a conexão pode ser feita por redes de Wi-Fi, bluetooth e dados móveis (3G, 4G e 5G), além de sistemas alternativos.

No transporte de cargas, a explosão de demandas online, intensificada pela pandemia, causou uma reação em cadeia que pressionou o setor por mais eficiência na logística. Isso fez com que a alta conectividade entre dispositivos, com o uso de dados, e a utilização de robôs despontassem, trazendo à tona a Internet das Coisas, segundo a Confederação Nacional do Transporte (CNT).

Os avanços digitais já estão acontecendo nos transportes, e o surgimento de novas tecnologias será turbinado pelo gradual e rápido crescimento do comércio eletrônico nos últimos anos, otimizando processos, melhorando produtos e serviços, reduzindo falhas e criando oportunidades, principalmente na terceirização de frotas.

Sistemas conectados

As aplicações giram em torno de reduzir riscos, minimizar falhas e elevar a eficiência nas entregas, considerando a ação estratégica da tecnologia. Além disso, as inovações estimulam a competitividade das empresas, pois oferecem serviços melhores, com custos de operação mais baixos.

Existem aspectos elementares para a eficiência da Internet das Coisas no transporte de cargas, de acordo com a Coopercarga, empresa especializada em logística. A presença de sensores, conectividade, inteligência artificial e acesso à nuvem é primordial.

Os aspectos mais consistentes dessas aplicações envolvem o monitoramento de veículos em tempo real, com rastreamento automático por sensores, ajudando a reduzir acidentes, o controle de estoque a partir da leitura de código de barras e a comunicação em tempo real com motoristas, com aviso sobre previsão de entrega. Ainda, os sensores de dimensão e pesos auxiliam na montagem de cargas e melhor disposição dos itens.

Desta forma, com esses recursos, os sistemas tornam-se integrados e alinhados com a automatização de planilhas e a análise e o processamento de dados, colocando em prática a ideia de operar computadores e máquinas na ausência humana, algo que já pode ser visto em empilhadeiras sem motoristas, por exemplo.

Fonte: NTC&Logística – https://www.portalntc.org.br/internet-das-coisas-favorece-transporte-de-cargas-e-revoluciona-setor/