Instituto reconhece Carteira Digital de Trânsito como projeto inovador no serviço público

A Carteira Digital de Trânsito (CDT) foi considerada um dos projetos mais inovadores do serviço público em premiação celebrada nessa quarta-feira (2) no 1º Congresso do Instituto Brasileiro de Governança Pública (IBGP) de inovação pública. Criado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) em parceria com o Serpro, o aplicativo ficou em segundo lugar entre os projetos finalistas na categoria ministérios e órgãos federais, ficando atrás apenas do PIX (Arranjo de Pagamentos Instantâneos Brasileiro), desenvolvido pelo Banco Central.

Qual é a importância do prêmio?

– O IBGP selecionou os 15 projetos mais inovadores do setor público com o intuito de divulgar iniciativas exitosas e incentivar o desenvolvimento de princípios governamentais que melhorem a eficiência, eficácia e efetividade dos órgãos brasileiros.

Qual é a importância da CDT?

– A CDT é o aplicativo que reúne a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) digitais;
– É uma forma segura de ter os documentos sempre à mão, com a mesma validade dos documentos impressos e a possibilidade de compartilhar a documentação digital do veículo com outras pessoas que o utilizam;
– Entre as funcionalidades da CDT, estão avisos sobre o vencimento da CNH, a possibilidade de visualização de infrações cometidas e o pagamento (com desconto de até 40%) de multas emitidas por órgãos autuadores de todo país;
– Outras funcionalidades oferecidas são o recebimento de notificações de recall, a relação de veículos de propriedade, a lista de infrações de trânsito vencidas, a vencer e pagas, além da possibilidade de receber mensagens de campanhas educativas da Senatran.

Fonte: Ministério dos Transportes – https://www.gov.br/transportes/pt-br/assuntos/noticias/2023/07/instituto-reconhece-carteira-digital-de-transito-como-projeto-inovador-no-servico-publico