Inmetro vai investir R$ 18 milhões para reduzir emissões do transporte rodoviário

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) anunciou a criação de um programa que visa reduzir as emissões de carbono no transporte rodoviário. De acordo com o órgão, a medida, chamada de Descarbonize.ai, visa auxiliar o desenvolvimento de tecnologias de descarbonização para o setor.

Inicialmente, serão aplicados R$ 18 milhões em projetos colaborativos, que vão envolver instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) e empresas da cadeia automotiva e de tecnologia.

“A solução abrange a utilização de tecnologias disruptivas como internet das coisas, inteligência artificial e blockchain para viabilizar a geração de ambiente sustentável que promova a transição para uma frota veicular com maior eficiência energética e menor emissão de gases. Nesse contexto, motoristas, gestores de frota, montadoras e corporações em geral são incentivados a adotar iniciativas ecologicamente responsáveis”, informou o Inmetro.

O dinheiro usado para o projeto vira do programa Rota 2030, uma iniciativa do Governo Federal criada em 2018, que define as normas para veículos produzidos e vendidos no Brasil nos próximos 15 anos.

Inicialmente, o projeto conta com parceria com as universidades federais do Rio Grande do Norte (UFRN) e de Pernambuco (UFPE), e com as empresas Embeddo Computação Aplicada, Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWTB), Peugeot Citroen Do Brasil, e FCA Fiat Chrysler.

Fonte: Blog do Caminhoneiro – https://blogdocaminhoneiro.com/2024/01/inmetro-vai-investir-r-18-milhoes-para-reduzir-emissoes-do-transporte-rodoviario/#google_vignette