Indíce ABCR cresce 7,3% em fevereiro

O índice da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR) cresceu 7,3% em fevereiro no comparativo com janeiro, considerando os dados dessazonalizados. O relatório mede o fluxo pedagiado de veículos nas estradas e é construído pela ABCR, juntamente com a Tendências Consultoria Integrada.

Mantida a comparação mensal dessazonalizada, o índice de fluxo pedagiado de veículos leves apresentou aumento de 9,8%, já o índice de pesados demonstrou crescimento de 1,1%.

Comparado ao mesmo período de 2021, o índice cresceu 3,1%. No segmento de veículos leves o aumento foi de 3,8% e pesados demonstrou alta de 1,2%. Nos últimos doze meses, o índice total acumula avanço de 10,4%, fruto do aumento de 6,9% dos veículos pesados e de 11,6% dos veículos leves.

No acumulado do ano, o índice total apresenta avanço de 1,4%. O fluxo pedagiado de veículos leves acumula aumento de 1,6% e o fluxo de pesados de 0,9%.

“Os resultados de fevereiro indicam uma recuperação do fluxo de veículos total de forma generalizada entre as regiões”, afirma Andressa Guerrero, analista da Tendências Consultoria. “O movimento acompanha, em grande medida, a evolução do quadro sanitário no País, diante da queda de transmissões e internações ligadas à variante Ômicron”, adiciona.

Fonte: Frota&cia – https://www.frotacia.com.br/indice-abcr-cresce-73-em-fevereiro/