HYDRO e GIG confirmam projeto eólico-solar no Brasil

A Hydro Rein e o Green Investment Group (GIG) formaram uma joint venture para construir e operar o projeto Feijão, para geração de 586 MW. O projeto fornecerá eletricidade para a mina de bauxita da Hydro Paragominas e reduzirá ainda mais as emissões de carbono da Hydro Alunorte, refinaria de alumina da empresa, permitindo a instalação de novas caldeiras elétricas.

Alunorte e Paragominas assinaram contratos de compra de energia (PPAs) de longo prazo em dólares com o projeto híbrido do parque eólico e solar Feijão sob estrutura de autoprodução, viabilizando o projeto como as principais consumidoras. O projeto será um importante facilitador para atingir a meta global da Hydro de redução de 30% de CO2 até 2030.

O projeto híbrido eólico e solar está localizado nos estados do Piauí e Pernambuco e será construído em um dos maiores clusters de parques eólicos da América Latina. Na primeira fase, serão construídas 80 turbinas com capacidade combinada de 456 MW, com a opção de desenvolver até 130 MW de produção de energia solar na segunda fase.

A decisão final de investimento para o parque eólico está prevista para o quarto trimestre de 2022, enquanto uma decisão de investimento para o projeto solar será tomada numa fase posterior.

“Estamos muito satisfeitos em participar do desenvolvimento de mais energia renovável no Brasil junto com o Green Investment Group. Este projeto é um marco importante nos esforços de descarbonização da Alunorte e um marco importante para a Hydro Rein desenvolver seu portfólio de ativos no Brasil”, afirma Olivier Girardot, Head da Hydro Rein.

As despesas totais de capital para o parque eólico estão estimadas em US$ 700 milhões. A participação acionária da Hydro Rein será de 49,9%, com os 50,1% restantes detidos pelo Macquarie Green Investment Group Renewable Energy Fund 2.

“O Brasil tem um vasto potencial para o desenvolvimento eólico, e estamos muito satisfeitos em fazer parceria com a Hydro neste projeto em estágio avançado. A experiência da Hydro no mercado brasileiro de energia e a presença regional, combinadas com nossa experiência global em energia eólica e infraestrutura, criam uma forte parceria que pode impulsionar a cadeia de suprimentos do Brasil e as ambições da região de se envolver com a oportunidade eólica global”, diz Mark Dooley, Global Chefe do Grupo de Investimento Verde.

Quem é a Hydro Rein
A Hydro Rein foi criada em 2021 como parte da estratégia da Hydro de crescer em energias renováveis. A empresa pretende tornar-se o fornecedor preferencial de energia renovável e outras soluções de energia para clientes industriais.

A Hydro Rein tem um pipeline significativo de projetos eólicos e solares no Brasil e nos países nórdicos para fornecimento de energia de longo prazo para a Hydro e outros offtakers industriais. A Hydro Rein também está desenvolvendo uma gama de soluções de energia para auxiliar as indústrias no gerenciamento e otimização de seu consumo de energia e armazenamento “behind-the-meter”.

Quem é o Green Investment Group
O Green Investment Group (GIG) é um investidor verde especializado na Macquarie Asset Management e líder global no desenvolvimento de empresas, ativos e tecnologias que visam acelerar a transição global para o líquido zero. Inicialmente lançado pelo governo do Reino Unido em 2012 como o Green Investment Bank, foi a primeira instituição desse tipo no mundo.

Adquirida pela Macquarie em 2017, a GIG cresceu e se tornou um dos maiores investidores verdes do mundo, com um pipeline de desenvolvimento de mais de 35 GW em mais de 25 mercados, abrangendo energias renováveis de fontes já estabelecidas e novas tecnologias verdes.

Fonte: Crane Brasil – https://cranebrasil.com.br/hydro-e-gig-confirmam-projeto-eolico-solar-no-brasil/