Governo nomeia três secretários para Ministério de Minas e Energia

  • Post category:Sem categoria

O governo publicou nesta quinta-feira (9) no Diário Oficial da União a nomeação de três secretários para o Ministério de Minas e Energia, os primeiros a compor o segundo escalão da pasta que segue ainda sem um nome para a secretaria-executiva.

Para a secretaria de Energia Elétrica, foi nomeado Gentil Nogueira, que ocupava o cargo de superintendente de Fiscalização dos Serviços de Geração na agência reguladora Aneel.

Thiago Barral, presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) desde 2019, foi nomeado como secretário de Planejamento e Transição Energética.

Já Pietro Mendes ficou com a secretária de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Mendes é servidor de carreira da agência reguladora ANP e chegou a ocupar o cargo de secretário adjunto dessa mesma secretaria no governo de Jair Bolsonaro.

As nomeações vêm para preencher um quadro de segundo escalão que até então estava vago, após dezenas de exonerações em cargos com capacidade decisória na pasta comandada por Alexandre Silveira.

A situação inquietava o setor de energia, que aguarda definições e avanços em agendas importantes, como abertura do mercado livre de energia e política de combustíveis.

Em nota, a associação de comercializadores de energia Abraceel disse que os indicados são reconhecidos por seu profissionalismo, de modo que as nomeações sinalizam “um corpo técnico… altamente qualificado e com posicionamento alinhado ao avanço de pautas fundamentais para o setor”.

Fonte: CNN – https://www.cnnbrasil.com.br/business/governo-nomeia-tres-secretarios-para-ministerio-de-minas-e-energia/