Governo negocia com congresso subsídios para segurar preço da passagem e diesel

O governo federal negocia com o Congresso a criação de subsídios emergenciais para gás de cozinha, diesel e passagem de ônibus. As informações são da CNN de três fontes diretamente envolvidas. O objetivo é minimizar a disparada dos preços dos combustíveis provocada pela guerra na Ucrânia.

A avaliação é que não há condições políticas para a Petrobras promover o repasse de preços. Nesta sexta-feira (4), a defasagem do preço doméstico em relação ao internacional chegou a 32% no diesel, conforme a Associação Brasileira dos Importadores dos Combustíveis (Abicom).

A alternativa em análise é utilizar o mesmo mecanismo adotado pelo governo do ex-presidente Michel Temer quando ocorreu a greve dos caminhoneiros em 2018. O Tesouro reembolsaria a diferença para as refinarias, incluindo a Petrobras. Segundo explicou uma fonte do governo, não faltam recursos devido ao pagamento recorde de dividendos e royalties pela própria estatal.

Fonte: Frota&cia, com informações da CNN – https://www.frotacia.com.br/governo-negocia-com-congresso-subsidios-para-segurar-preco-da-passagem-e-diesel/