Formação de motoristas é tema de audiência no Ministério dos Transportes

O tema da formação de motoristas foi tratado em audiência realizada na quarta-feira (13), no Ministério dos Transportes, em Brasília (DF). Na oportunidade, o presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, foi recebido pelo ministro Renan Filho e apresentou o Programa Mais Motoristas, desenvolvido pelo SEST SENAT.

O Mais Motoristas foi idealizado como uma resposta à escassez de mão de obra qualificada no setor de transporte, mais especificamente de motoristas profissionais – situação relatada por empresas no Brasil e no mundo.

O projeto oportuniza a mudança de categoria da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) para as categorias “D” ou “E”, que permitem, respectivamente, a condução de veículos com mais de oito lugares (ônibus e vans) e veículos de carga com peso acima de 3,5 toneladas (carretas e caminhões).

Para que isso ocorra, o SEST SENAT arca com os custos envolvidos na mudança de categoria, incluindo as taxas do Detran; exame toxicológico; exames clínicos (médico e psicológico); entre outros. Em uma segunda etapa, a entidade oferta treinamentos especializados, como, por exemplo, transporte de produtos perigosos e transporte escolar.

Saiba mais sobre o Programa Mais Motoristas

Da parte do governo, participaram da reunião, além do ministro, o secretário executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro; o secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão; e o assessor Luis Fernando Fonseca Ferreira. Representando o Sistema Transporte, compareceram, ainda, o chefe de gabinete da CNT, Matheus Jasper; a gerente executiva de Negócios e Serviços Corporativos, Luciana Malamin; e a gerente executiva de Desenvolvimento Profissional, Alcione Mazur.

Fonte: CNT – https://www.cnt.org.br/agencia-cnt/formacao-motoristas-tema-de-audiencia-ministerio-transportes