FETCESP faz homenagens na abertura do 16º Congresso Paulista do TRC

Com a presença de mais de 250 pessoas entre lideranças, empresários e executivos do setor, começou na noite de quinta-feira (09), o 16º Congresso Paulista do TRC em Campos do Jordão – SP. Muita emoção e homenagens marcaram o primeiro dia do evento que foi de reencontros.

Na abertura do Congresso, o presidente da FETCESP, Carlos Panzan (foto) destacou a atuação das entidades unidades para conquistar avanços importantes, como a continuidade da desoneração da folha de pagamento. Comentou sobre o êxito da ação direta de constitucionalidade promovida pela Confederação Nacional do Transporte, com o Supremo Tribunal Feral (STF) fixando o entendimento definitivo de que o contrato de transporte, como atividade comercial, permitida a terceirização ao transportador autônomo sem a caracterização de vínculo de emprego.

Sobre o momento econômico do setor, destacou a preocupação com o aumento do preço internacional do petróleo. “Traz para o âmbito interno a elevação do preço do combustível, em especial do óleo diesel que é o principal insumo das empresas do transporte rodoviário de cargas. O empresário vive hoje situação de total insegurança ante a incerteza dos seus custos, a dificuldade de repassar imediatamente os aumentos do combustível para o frete, a falta de segurança jurídica para a execução dos seus contratos”, analisou.

Outro assunto comentado por Panzan, foi o apoio que o setor recebeu do governo do estado firmando duas parcerias para oferecer, através do Sest Senat, cursos gratuitos de capacitação de trabalhadores em transporte. “São ações de grande importância da FETCESP e do Sest Senat, levando-se em consideração o momento que vivemos em nosso país, atravessando grave crise econômica, com queda nas atividades econômicas de modo geral, com elevada taxa de desemprego e inflação crescente.”

O governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, que tinha confirmado presença, conforme noticiamos, devido a compromissos surgidos de última hora, não pode comparecer ao evento.

O presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Vander Costa, não pode participar da abertura porque participa, como delegado da bancada de empregadores do Brasil na 110ª Conferência Internacional do Trabalho da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que está sendo realizada em Genebra, na Suíça. Mas em vídeo passou sua mensagem aos congressistas. Comentou sobre o momento econômico delicado, necessitando de debates e destacou a importância de ações para evitar aumento da carga tributária. Comentou que o Brasil é um dos países que mais assinou convenções da OIT com novas obrigações. Destacou que ao longo dos anos os empregadores brasileiros têm defendido melhorias das condições do trabalho, combatendo o trabalho escravo.

Medalha Mérito do TRC Paulista Adalberto Panzan

O presidente da FETCESP, Carlos Panzan, e os vice-presidentes Urubatan Helou e Laercio Lourenço entregaram a Medalha Mérito do TRC Paulista Adalberto Panzan 2022.

O presidente do Sindicado das Empresas de Transportes de Carga de Araraquara e Região (SETCAR), Natal Arnosti Júnior, recebeu a honraria na Categoria Líder Classista do TRC.

O sócio-diretor da Transac Transportes, Oswaldo Vieira Caixeta Júnior, recebeu a Medalha na Categoria Empresário do TRC.

A gerente do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas de São José do Rio Preto e Região (SETCARP), Rosa Eliane Gasparini Barberato, recebeu a Medalha na Categoria Profissional do TRC.

O presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Vander Costa será homenageado no encerramento do evento, em 11 de junho.

A abertura do evento pode ser assistida no Canal FETCESP no Youtube.

Fonte: FETCESP – https://fetcesp.com.br/fetcesp-faz-homenagens-na-abertura-do-16o-congresso-paulista-do-trc/