FETCEMG e SINDIPESA se reúnem com DER e PMRV para tratar de procedimentos para o transporte de cargas indivisíveis

O trânsito de veículos e combinações de veículos utilizados para o transporte de carga cujas dimensões, peso e carga transportada excedam os limites estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), necessita de uma Autorização Especial de Trânsito (AET) e precisa seguir regras específicas.

Para tratar sobre o tema, sobretudo sobre esse tipo de transporte nas rodovias mineiras, a FETCEMG e o Sindipesa se reuniram com o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) e com a Polícia Militar Rodoviária (PMRv) na última quinta-feira (26). Representaram a FETCEMG o diretor da Federação e do Sindipesa, Adalcir Lopes, o assessor de Segurança Logística Ivanildo Santos, e o consultor sênior para Transportes, Logística e Mobilidade, Luciano Medrado. Participaram, ainda, representantes da Concessionária ECO Rodovias.

Os participantes discutiram sobre o transporte de carga excedente nas rodovias estaduais de Minas Gerais, e sobre o tráfego noturno na rodovia BR-135, no Norte de Minas. “Levamos a ponderação e mostramos os riscos deste tipo de transporte noturno naquele trecho”, destacou Ivanildo.

Os participantes também foram apresentados ao novo Manual de Escolta Policial de Carga Superdimensionada, criado pela PMMG e PMRv, com base no Manual de Procedimentos Operacionais da PRF e com sugestões enviadas pelas entidades representativas do Transporte de Cargas, entre elas a FETCEMG e o Sindipesa.

NOVO MANUAL DE ESCOLTA POLICIAL DE CARGA SUPERDIMENSIONADA

Com o objetivo de orientar e regulamentar os procedimentos para solicitação, análise, autorização, elaboração de Ordem de Serviço (OSv) e execução de escolta pela PMMG do conjunto transportador de carga indivisível em rodovias, a Polícia Militar Rodoviária de Minas Gerais (PMRv) publicou o novo manual que direciona a escolta policial de carga superdimensionada nas rodovias estaduais e federais delegadas do Estado de Minas Gerais.

O novo manual foi feito com base no manual da Polícia Rodoviária Federal (PRF), observando características específicas desse tipo de transporte no estado de Minas Gerais e também demandas das empresas transportadoras.

Fonte: Portal NTC – https://www.portalntc.org.br/fetcemg-e-sindipesa-se-reunem-com-der-e-pmrv-para-tratar-de-procedimentos-para-o-transporte-de-cargas-indivisiveis/