De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) entre 100 mil e 120 veículos deixaram de ser produzidos no primeiro semestre deste ano por causa da falta dos semicondutores.
Assim, mostrando uma das consequências que a pandemia da Covid-19 trouxe para diversos setores da economia. No caso da indústria automotiva, o choque inicial da produção foi pela queda da demanda. Assim, os semicondutores, peças usadas na montagem do veículos e também em eletrônicos estão em falta no mundo, trazendo dificuldades nas linhas de produção
“Esse problema afeta todos os países produtores e tem impedido a plena retomada do setor automotivo”, disse o presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes nesta quarta-feira, 7. Segundo a entidade, em junho, a produção de veículos foi de 166.947 no mês, 13,4% menor que em maio.
Em junho, a produção de 166.947 unidades foi a pior dos últimos 12 meses. Segundo a entidade, os dados também levam em consideração a parada de várias plantas de automóveis ao longo do mês.
FONTE: Frota&cia – https://www.frotacia.com.br/falta-de-materiais-impediu-a-producao-de-mais-de-100-mil-veiculos-no-semestre/