Estado de São Paulo lidera o número de roubos de cargas no país

O estado de São Paulo concentra 5.920 de 13.089 registros de roubos de cargas no país. O último levantamento da Associação Nacional de Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), referente a 2022, constatou que houve uma redução de 9,1% nos casos. Para o Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de São Paulo e Região (SETCESP) esse é um dos maiores desafios enfrentados pelo segmento.

A região Sudeste manteve-se como a mais afetada do Brasil, concentrando 85,18% das ocorrências nacionais, seguida das regiões Sul (6,12%), Nordeste (4,66%), Centro-Oeste (2,81%) e Norte (1,23%). Apenas o estado de São Paulo representa 45,23%. Já em termos monetários, as perdas ocasionadas por cargas roubadas somaram cerca de R$ 1,2 bilhão em todo o país, sendo R$ 966,59 milhões apenas no Sudeste.

Adriano Depentor, presidente do conselho superior e de administração do SETCESP, ressalta a necessidade de tomar medidas adequadas para prevenir o roubo de cargas: “Temos o cuidado de orientar os associados sobre a necessidade de adotar medidas preventivas no gerenciamento de risco e de manter uma atenção redobrada durante as paradas em trajetos realizados em horários de menor movimentação. Temos trabalhado juntos aos órgãos governamentais na busca por soluções efetivas para minimizar esse problema”.

Fonte: Frota&cia – https://frotacia.com.br/estado-de-sao-paulo-lidera-o-numero-de-roubos-de-cargas-no-pais/