Estado com maior malha viária do Brasil, Minas Gerais adere à meta de reduzir em 50% mortes no trânsito

Com o objetivo de promover um trânsito mais seguro na maior malha viária do Brasil, o estado de Minas Gerais assinou, nesta quinta-feira (17), o termo de implantação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans). Elaborada pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Infraestrutura, a iniciativa traz 160 ações prioritárias que estimulem a redução pela metade do número de mortes e lesões até 2028.

Assinaram o documento o secretário nacional de Trânsito, Frederico Carneiro; o diretor do departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), delegado-geral Eurico da Cunha Neto, e o delegado-geral Joaquim Francisco Neto e Silva. A assinatura sela o compromisso dos gestores em empenharem-se para a execução de ações que visem mais segurança e menos mortes e lesões no trânsito. O evento também contou com representantes de órgãos de trânsito, segurança e mobilidade urbana federais, estaduais e municipais.

Segundo Carneiro, o Pnatrans estimula a soma de esforços das esferas governamentais e sociais para implementar políticas públicas eficazes na prevenção de acidentes. “O plano traz um olhar integral com essas ações voltadas para o trânsito, além de reunir todos os órgãos e instituições para atuar conjuntamente para que tenha êxito nesse compromisso em salvar vidas”, ressaltou.

Até o momento, além do estado de Minas Gerais, Paraná, Maranhão, Rio de Janeiro, Goiás, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, São Paulo e Santa Catarina já aderiram à iniciativa.

Fonte: Ministério da Infraestrutura – https://www.gov.br/infraestrutura/pt-br/assuntos/noticias/2022/02/estado-com-maior-malha-viaria-do-brasil-minas-gerais-adere-a-meta-de-reduzir-em-50-mortes-no-transito