Emplacamentos de caminhões apresentam recuperação em outubro

De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (FENABRAVE), o segmento de caminhões apresentou recuperação no número de emplacamentos em outubro. O aumento foi de 8,43% em relação a setembro, mas esse número permanece inferior ao ano passado em que a redução é de 13,45% comparando ao mesmo mês.

Segundo o Presidente da FENABRAVE, José Maurício Andreta Jr, a retração de 17,11% no acumulado do ano de 2023 comparado a 2022, é resultado das altas taxas de juros, seletividade no crédito para financiamentos e o preço dos veículos com tecnologia Euro 6.

“A troca de tecnologia vem se consolidando e podemos dizer que o EURO 6 já compõe 50% das aquisições deste ano. Contudo, é importante ressaltar que o preço desses veículos é mais elevado, na comparação com os da tecnologia anterior, o que faz o transportador ficar reticente em relação à sua compra, pois o frete não acompanhou essa evolução”.

Além disso, os caminhões elétricos também sofreram queda de 44,92% no acumulado deste ano, passando de 610 unidades emplacadas em 2022, para 336 até outubro deste ano.

Ônibus
No caso dos ônibus, o ritmo segue positivo com a consolidação da recuperação do transporte rodoviário urbano. De setembro a outubro o crescimento foi de 5,32% e 4,98% comparando com outubro do ano passado. No acumulado do ano, o aumento no número de emplacamentos foi de 21,85%.

A entidade também lembra que o Programa Caminho da Escola também é um dos motivos para o movimento. “Este ano, os ônibus têm mostrado uma recuperação sólida e os emplacamentos devem fechar 2023 com uma das maiores altas de todo o setor automotivo, podendo até superar as estimativas da FENABRAVE. O melhor é que já temos lastro para 2024, com as homologações para o Programa Caminho da Escola”, afirma Andreta Jr.

Todos os segmentos
Os emplacamentos de considerando todos os segmentos apresentaram alta de quase 7% em relação a setembro. O resultado, que foi 18,4% superior ao registrado em outubro do ano passado, faz com que, no acumulado dos 10 primeiros meses de 2023, o setor apresente crescimento de mais de 13%.

Andreta Jr. explica que “o dia útil a mais, em outubro, favoreceu o desempenho de quase todos os segmentos automotivos, que se mantiveram estáveis, acumulando crescimento dentro das expectativas da FENABRAVE”.

Fonte: Frota&cia – https://frotacia.com.br/emplacamentos-de-caminhoes-apresentam-recuperacao-em-outubro/